139346410345

565 palavras 3 páginas
A importância da Matemática Financeira na formação do Administrador

No decorrer da história, o homem notou uma possível relação proporcional entre o tempo e o dinheiro, ele observou que o dinheiro perdia valor de acordo com o tempo, dessa forma, a correção monetária deveria ser feita, aumentando o poder de compra do capital, surgindo assim os juros, a ideia de juros pode ser atribuída aos primeiros indícios de civilizações existentes. Fatos históricos relatam que, comerciantes emprestavam sementes aos agricultores que, ao colherem a plantação, pagavam as sementes emprestadas mais uma determinada parte da colheita. Com o intuito de acumulação de capital as práticas financeiras começaram a ser utilizadas, as formas econômicas de movimentação dos capitais foram adaptadas de acordo com a evolução das sociedades. E com o surgimento dos bancos essas práticas financeiras foram aprimoradas. Atualmente a Matemática Financeira possui inúmeras aplicabilidades no cotidiano dos administradores.
A matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa, e sua aplicação, quando utilizando suas técnicas de maneira certa e bem desenvolvida pode acarretar em maiores rentabilidades para a empresa, trazendo assim a eficiência nos resultados esperados. Suas técnicas são aplicadas na busca de quantificar as transações que ocorrem no meio financeiro, com a atual correção monetária. Nenhum projeto dentro da empresa é realizado sem que seja elaborada uma análise dos aspectos financeiros do mesmo, apresentando assim, maior segurança para os administradores. Além disso, a Matemática financeira pode também ser aplicada em diversas situações cotidianas, como calcular as prestações de um financiamento de um imóvel, avaliar se é viável ou não uma possível ampliação na empresa e que recursos seriam utilizados para esse investimento.
Aos profissionais de administração são exigidas diversas habilidades e competências, e o raciocínio lógico está presente em quase

Relacionados