psicologia da educacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR ENQUANTO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO.
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade mostrar como o brincar na Educação Infantil é e sempre será um instrumento viável para o desenvolvimento da criança, sabendo que, o professor deverá estar atento ao brincar intencional, trazendo seus objetivos pré-estabelecidos, observando os passosdo desenvolvimento de cada criança. Procuramos respostas em teóricos com: Celso Antunes (2004), Ariès (1986), Freitas (2006), Kramer; Leite (1998) e Brougère (2001), Kishimoto (2000), entre outros. Podemos afirmar que as atividades lúdicas contribuem para uma aprendizagem de forma específica e avançada, como também ajudam no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor da criança. Concluímosque o brincar é uma preciosa ferramenta que facilitará e muito na aprendizagem e desenvolvimento.
Palavras chave: Brincar. Desenvolvimento. Interação Social. Educação Infantil.
1 INTRODUÇÃO
Para compreender melhor a criança, é preciso observá-las, na hora que ela estiver brincando. Brincar para o professor é coisa séria, é muito importante para que a criança interaja e aprenda a lidar com omundo que a cerca. A maneira lúdica de aprender na Educação Infantil e importante para que os alunos tenham sensações fundamentais para seu desenvolvimento.
No decorrer deste trabalho, buscaremos resgatar também um pouco de algumas infâncias e procuraremos lembrar como eram essas brincadeiras. Momentos extremamente agradáveis que são guardados até hoje e que por mais que o tempo passe, eles continuamguardados em muitas memórias, pois foram momentos de prazer e que mesmo sem perceber as crianças estavam aprendendo.
O brincar é a grande possibilidade de um aprendizado mais rápido e melhor, pois, facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, assim através do “brincar” interagimos e estabelecemos uma estreita relação harmoniosa entre a aprendizagem, jogos e brincadeiras.
Oobjetivo deste trabalho é salientar a importância do brincar no processo ensino-aprendizagem, fazendo com que a criança se interesse pelas atividades propostas utilizando o lúdico como recurso para favorecer a aprendizagem.
Para que os objetivos das atividades lúdicas sejam alcançados, é preciso um bom planejamento e principalmente o comprometimento do professor.
Embasando-nos em pesquisas quemostram a história social da infância, como as de Ariés (1986) e Freitas (2006); e em teorias que revelam a importância de praticas lúdica para a socialização das crianças, como as de Kramer; Leite (1998), Celso Antunes (2004) e Brougére (2001); bem como naquelas que enfatizam a relevância da ludicidade na escola para o desenvolvimento infantil, como as de Kishimoto (2000) e entre outros.
Estetrabalho é baseado em uma análise teórica, extraída de pesquisas bibliográficas.
2 POR QUE BRINCAR? A ESCOLA É LUGAR DE BRINCAR?
Iremos explorar estas questões sempre tentando apontar fatores essenciais que mostrarão quais os motivos que levarão o educador a trabalhar o lúdico em sua sala de aula e em especial como o brincar é importante para o desenvolvimento enquantoensino/aprendizagem.
2.1 Breve definição entre brincar, jogar e o lúdico.
Segundo BROUGÈRE (1995) os termos brincar e jogar para nossa cultura parecem distintos. Apenas durante o Romantismo, houve a exploração dos comportamentos naturais das crianças, pois se encontra aí um sentido maior que aqueles provindos da razão por meio dos conhecimentos adquiridos, acreditando que a sociabilidade estaria sendo adestruidora da espontaneidade das pessoas.
Neste período fez se necessária uma importante reavaliação do conceito de brincadeira, onde esta veio a ser entendida como o “comportamento por excelência da criança” BROUGÈRE (1998, p.55).
Enquanto isso para os franceses (cujo termo é JOUR) e para os ingleses (cujo termo é PLAY) as duas definições tornam-se uma só. Para tanto, nós educadores entendemos estas...
tracking img