13 SiEduca 2011 1

3823 palavras 16 páginas
A PERSPECTIVA MULTICULTURAL NO CURRÍCULO ADAPTADO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Autora : Elaine Cristina Gonçalves elainecrisg@bol.com.br; Mestre pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP ;

Resumo
O presente artigo objetiva uma reflexão sobre a presença de multiculturalismo na adaptação curricular das escolas que incluem alunos com Necessidades Educacionais Especiais no ensino regular. Para tanto, utilizou-se Moreira (2003) para explanar sobre o multiculturalismo, Mendes (2006) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394/96, como articuladora e crítica a concepção de inclusionismo total, Stainback e Stainback (1999) para análise do currículo adaptado e defensores do inclusionismo total, Sacristàn (2000) para abordar as definições de currículo e a Proposta Curricular Preliminar do Município de Campo Largo PR, como fonte analítica e fundamentação prática da teorização estudada. Para a realização dessa pesquisa qualitativa, utilizou-se como técnica, a análise do documento da Versão preliminar do Currículo do Município de Campo Largo. Assim sendo, pode-se observar que se faz presente teoricamente os enfoques que discutem o multiculturalismo e sua presença no currículo adaptado da versão preliminar do Município em questão.
Palavras-chave: Educação; Currículo; Multiculturalismo; Inclusão.
Introdução
Ao se discutir sobre a inclusão e seu desenvolvimento nos sistemas de ensino brasileiro, faz com se projete um breve levantamento de como autores que observam e descrevem as diferentes concepções sobre inclusionismo. Alguns se posicionam a favor, outros contra, mas, o que se verifica é que a questão central enfoca-se na lei e em conferências que discutem o tema e que são trabalhadas sem questionamento.
Assim, a inclusão vem sendo alvo de estudos para se verificar quais são as suas reais necessidades para atender de forma eficaz a estes alunos com necessidades educacionais especiais sem que saiam prejudicados. Uma das problemáticas

Relacionados