125701990531

696 palavras 3 páginas
PAQUIMETRO
METROLOGIA
PROF:. Marcos Marques
GRUPO:

INTRODUÇÃO:
Metrologia: Ciência das medições, abrangendo os aspectos teóricos e práticos assegurando a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir qualidade de produtos e serviços através de instrumentos de medição. Também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.
Medir, entretanto, é uma atividade mais corriqueira do que parece. Ao olhar no relógio, por exemplo, você está vendo no mostrador o resultado de uma medição de tempo. Ao tomar um táxi, comprar um quilograma de carne no açougue ou abastecer o carro no posto de gasolina, você presencia medições. Foi pensando assim que decidimos mostrar um pouco do que é, para que serve e como é usada a metrologia.

O que é um paquímetro?
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.

Para que serve um paquímetro?
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.

Quem inventou o paquímetro e como são suas medida?
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.

No exemplo ao lado, o nônio está dividido em 10 partes iguais e que equivalem a 9mm, ou seja, o primeiro traço do nônio está 1/10 mm antes do traço

Relacionados

  • 125701990531
    716 palavras | 3 páginas