1235892478

1018 palavras 5 páginas
Resíduos de Agrotóxicos

Alunas: Antônia, Lásara Fernanda, Nayanne
1° Ano de Tecnologia em Alimentos
Professora: Hellen
Disciplina: Biossegurança
O que são agrotóxicos ?
Os agrotóxicos são definidos como substâncias que agem direta ou indiretamente em um organismo vivo, podendo matá-lo controlá-lo de alguma maneira.

Agrotóxicos mais utilizados
Herbicidas: é um produto químico utilizado na agricultura para o controle de ervas classificadas como daninhas. Os herbicidas constituem um tipo de pesticidas (os pesticidas são todas as substâncias ou misturas que têm como objetivo impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga). As vantagens da utilização deste produto é a rapidez de ação e o custo reduzido. Os problemas decorrentes da utilização de herbicidas são a contaminação ambiental e o surgimento de ervas resistente.
Inseticidas: é um tipo de pesticidas usado para exterminar insetos, destruindo ovos e larvas. Os inseticidas são utilizados na agricultura, na indústria e nas casas.
Fungicidas: é um pesticida que destrói ou inibe a ação dos fungos que atacam plantas. A utilização de fungicidas sintéticos é muito comum na agricultura convencional, e representam um sério risco ao homem e ao meio ambiente, por se tratar de um produto tóxico e perigoso. Na agricultura convencional, o controle dos fungos é realizado com produtos naturais e com técnicas de manejo alternativo.
Acaricidas: são pesticidas usados no extermínio doa ácaros.

Modo de ação dos agrotóxicos
Os agrotóxicos podem ser divididos quanto ao modo de ação entre sistêmicos e de contato.
Os sistêmicos são aqueles que, quando aplicados nas plantas, circulam através da seiva por todos os tecidos vegetais.
Os de contato são aqueles que agem externamente no vegetal, tendo necessariamente que entrar em contato com o alvo biológico.
Os agrotóxicos sistêmicos e uma parte dos de contato, por terem sido absorvidos por tecidos internos da planta, caso ainda não tenham sido

Relacionados