12353654789

522 palavras 3 páginas
Atitude do Analista/Consultor (aluno): ao mesmo tempo em que o analista deve buscar manter uma atitude sincera e amável, este também deve ser atento e imparcial, evitando qualquer julgamento precipitado. Aliás, qualquer julgamento ou análise deve ocorrer depois de se ter todos os dados levantados em mãos. É importante levar-se em conta que é o mundo do entrevistado que está sendo vasculhado e que, em muitos casos, foi ele mesmo que criou e implementou instrumentos e métodos de execução que podem estar sendo ora analisados.
Normalmente, é difícil para um indivíduo que desenvolve seu trabalho há muito tempo admitir que alguém, que nunca o fez, possa introduzir alguma melhoria.
O entrevistador deve facilitar a comunicação com seu interlocutor procurando compreendê-lo, adequando sua linguagem ao seu nível hierárquico e educacional. Deixá-lo falar é condição básica para o sucesso da entrevista, até porque dessa forma o entrevistador evita o erro de uma análise indevida e a interrupção do raciocínio do entrevistado.
A entrevista deve ser realizada em clima de informalidade, procurando o analista ser prudente no uso de termos técnicos, e procurar sempre valorizar pontos fortes do trabalho do entrevistado. Além disso, as perguntas devem ser realizadas de maneira informativa, contextualizada, e no caso de respostas monossilábicas (sim ou não), o analista deve solicitar maiores esclarecimentos.
O levantamento exige muita atenção e cuidado, pois envolve não apenas problemas de relações humanas, como uma construção adequada do instrumento utilizado. É importante ter em mente que um levantamento incorreto resultará uma análise deformada da organização.
Perguntas: as perguntas dos questionários poderão ser lidas, com a maior clareza possível, ou feitas com palavras que o analista considere como mais à altura da compreensão do entrevistado. Respostas: as respostas deverão ser anotadas imediatamente após sua formulação pelo

Relacionados