123456789

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como ocorre osmose no nosso organismo ?
O nosso organismo retira dos alimentos os nutrientes necessários á vida e, durante esse processo, são produzidos resíduos tóxicos, que podem ser eliminados. Oórgão responsável por essa eliminação é os rins. As pessoas em que os rins não conseguem realizar esse trabalho, são submetidas a sessões de hemodiálise para que os resíduos tóxicos sejam eliminados.O processo de diálise é bem parecido com a osmose. A diferença é que tanto o solvente (água) como pequenas partículas dos solutos (entre elas, o resíduo tóxicos) serem capazes de atravessar asmembranas semipermeáveis utilizadas. Na osmose apenas o solvente atravessa a membrana.

Na hemodiálise, o sangue é bombeado por meio de um tubo formado por uma membrana dialisadora. Essa membranaencontra-se imersa em solução que contêm muitos componentes do plasma sanguíneo (glicose, NaCl, NaHCO3, KCl etc.) na concentração em que neles são encontrados.

As células sanguíneas, as proteínas eoutros componentes importantes do sangue, por serem maiores que os poros dessa membrana, não conseguem atravessá-la.
Porém, os resíduos tóxicos conseguem passar para a solução através da qual serãoeliminados do organismo. Cada sessão de hemodiálise pode levar, em média, de 4 a 7 horas para ser realizada.

O sangue humano tem várias substâncias dissolvida, que lhe conferem uma pressão osmótica daordem de 7,8 atm (não confunda com a pressão arterial, que é a pressão mecânica do sangue medida nos consultórios médicos). Sendo assim, os glóbulos vermelhos do sangue estão calibrados para viveremnessa pressão osmótica de 7,8 atm.

Se um glóbulo vermelho for colocado em água pura, a água começará a penetrar através da membrana, e o glóbulo vermelho irá inchar até explodir. Se, pelo contrário,colocarmos um glóbulo vermelho numa solução aquosa com bastante sal, ele irá murchar, devido à saída de água do seu interior. Por esse motivo, o soro fisiológico injetado nas veias dos pacientes...
tracking img