12315567815

1234 palavras 5 páginas
INDIVIDUALISMO, BEHAVIORISMO E HISTÓRIA

TOURINHO, Emmanuel Zagury. Bolsista CAPES/PICD: Departamento de Psicologia Social e Escolar. 1993. 9f. Universidade Federal do Pará, Pará.

Na contemporaneidade, o individualismo é tema de discussão entre as ciências humanas e sociais. Embora pareça ter uma história bastante significativa dentro do curso da humanidade.
Apesar do bem estar do indivíduo ser um objetivo do governo, só ele pode alcançar a piedade e a salvação criando o seu próprio destino. Seja no campo religioso, na expectativa do homem renascentista ou na “soberania” do homem moderno, o individualismo ocupa posição particular no sistema no qual está inserido, mais não se trata do individualismo que nos é familiar. As primeiras sociedades, sob o controle da Igreja, diretamente ligada ao Estado conduziam o indivíduo à busca da autonomia e independência fora do mundo social como condição para ao desenvolvimento espiritual. Na Renascença o indivíduo almeja a singularidade, auto-responsabilidade, a liberdade, logo, busca a individualidade, sua singularidade. Na modernidade, o homem procura libertar-se do controle das instituições políticas, econômicas e religiosas, se auto-afirmando perante a sociedade, lugar da individualidade e da igualdade universal.
O individualismo, mesmo tendo uma construção histórica é parte integrante do objeto cientifico da cultura moderna, atribui realizações ao indivíduo particular sem que ele dependa de terceiros, sendo que o indivíduo desde seu nascimento poderia usar de sua razão, a qual só é usada com o desenvolvimento da maturidade, assim o sujeito singular é capaz de raciocinar e construir suas próprias respostas, sem a necessidade das opiniões alheias.
Só a partir da modernidade é que o indivíduo particular assume a subjetividade, a base para o estabelecimento das novas certezas, e o palco para que possa distinguir a verdade do erro, inteiramente auto-suficiente. Está responsável pelo conhecimento. Mas para alguns

Relacionados