1213214788774451276

333 palavras 2 páginas
Sociologia define-se como estudo da vida social, dos grupos e da sociedade, tem como objeto de estudo o nosso próprio comportamento como seres sociais. As grandes Revoluções como a Revolução Francesa e a Industrial fizeram surgir indagações. Diante esta busca do conhecimento da sociologia mudou os modos de vida da população abrindo espaço para o estudo da mesma. No tocante desta busca Giddens usa um exemplo de um simples ato como o de tomar uma xicara de café para debater a partir do ponto de vista sociológico - para deixar claro o objetivo dessa ciência social. Esse debate traz reflexões como: o valor simbólico do café, de ser um estimulante e de ate mesmo ser um fator que ajuda na interação social.
Percebe-se que o trabalho da sociologia não é só investigativo como sociedade num todo, mas também investigar a individualidade (pois é o conjunto de escolhas individuais que modelam a sociedade) – os sociólogos estão interessados em entender como a globalização aumenta a consciência das pessoas acerca de assuntos que vêm ocorrendo distantes do planeta, estimulando-as a desenvolver novo conhecimento em suas próprias vidas. É interessante elucidar que as pessoas também seguem padrões da sociedade, seja por medo: de punição, rejeição ou mesmo incompreensão.
A sociologia tem um papel importante em nossas vidas que vai além da compreensão da realidade do próximo ( a sociologia nos permite ver o mundo social a partir de outros pontos de vista que não o nosso), ou da ajuda pratica na avaliação de resultados de iniciativas politicas (um programa de reforma pratica pode simplesmente fracassar em realizar o que seus planejadores buscavam oi pode trazer consequências involuntárias e desastrosas. Mas de certo modo, mais importante -, a sociologia pode nos fornecer auto esclarecimento – uma maior auto compreensão, desta forma sermos capazes de influenciar no nosso próprio

Relacionados