1100018812

2313 palavras 10 páginas
Instituto de Ciências Humanas - IH
Disciplina: Pesquisa Social 1
Departamento de Serviço Social – SER
Docentes:Cristiano Guedes -

Projeto de Pesquisa

Tema: “Evasão no espaço da Universidade de Brasília”

Brasília – DF, 12/07/2013
Introdução
A temática evasão escolar na educação superior é bastante discutida dentre os autores que a estudam, nesse sentido é importante ressaltar que não há consenso entre eles sobre o conceito de evasão nessa área da educação. Por isso Ristoff (1999) diz que “parte da evasão que habitualmente é contabilizada pode significar apenas mobilidade estudantil, pois reflete mudanças de curso numa mesma instituição ou transferências para outra instituição, frequentemente relacionadas à insatisfação dos alunos com os cursos que seguiam, conduzindo-os à busca de uma nova carreira”.
Segundo Rosa (1997) apud Kipnis, Bareicha, Taveira, Magalhães e Oliveira (1998) o “termo ‘evasão’ refere-se aos índices de abandono do curso, de mudança de curso e trancamento em disciplinas nos cursos. Assim, “considerou ‘evadido’ o aluno que não se graduou no prazo de seis anos além do prazo normal de encerramento do curso”. Para os autores Kipnis, Bareicha, Taveira, Magalhães e Oliveira (1998) no estudo sobre Índices de evasão dos cursos na Universidade de Brasília e suas perspectivas”, a “evasão” é entendida como uma saída da instituição.
Percebe-se nitidamente que não há consenso, entre os autores acima, sobre o conceito de evasão, no entanto há semelhanças. São vários os motivos que justificam a evasão dos estudantes. Portanto neste estudo a evasão é entendida e/ou consiste no trancamento geral das disciplinas do curso, especificamente do curso de Serviço Social, na transferência interna para outros cursos e no total abandono do curso. E como bem lembra Tigrinho (2008), “a evasão escolar no ensino superior brasileiro é um fenômeno grave que acontece tanto nas instituições públicas quanto nas privadas e requer medidas

Relacionados