108666990396

556 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD1 – 2013.02

Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): SERGIO SKLAR

Aluno (a): Andrea Souza da Silva Ambrosio
Matrícula: 13212080394
Polo: Rocinha

Primeira questão: Qual a importância do estudo da Psicologia da Educação no curso de Licenciatura em Psicologia que você está realizando? (2.5 pontos)

A psicologia da educação se faz importante no curso de licenciatura em pedagogia, pois o mesmo vai ajudar na metodologia de ensino, partindo do ponto em que tratamos o individuo de uma forma subjetiva, precisamos conhecer e aprender a lidar com o individuo traçando métodos que alcance o aluno de várias formas possíveis, valorizando e interagindo com todos de uma forma a levar ao aluno, a buscar o conhecimento por caminhos diferentes, mas alcançando um só objetivo. ¨o saber¨ .

Segunda questão: Tomando como base os ensinamentos legados por Bock (1999, p.23), qual o seu entendimento sobre subjetividade? (2.5 pontos).

A partir dos ensinamentos ligados por Bock entendo que a subjetividade envolve o querer da pessoa as idéias e a razão. O individuo pensa e realiza suas ações baseado na sua razão diferente dos animais que não pensam e realizam suas funções mecanicamente sem entender o por que. A subjetividade humana logo se faz real nas características individuais de cada individuo com o seu jeito de pensar na sua consciência e sua vontade própria.

Terceira questão: Quais as conseqüências das concepções inatista e ambientalista para educação? (2.5 pontos)

Na concepção inatista uma conseqüência prejudicial para a educação que podemos destacar é vê o processo de desenvolvimento como um aflorar de características internas e genéticas piora-se quando não se espera nada do aluno por se constatar que a herança genética não

Relacionados