106042570523

608 palavras 3 páginas
INVISÍVEIS. PORÉM MÚLTIPLOS E INDISPENSÁVEIS

“Não existe um catador na cidade de São Paulo”, afirma a educadora Gabriela Couto, que foi técnica administrativa da Cooperativa dos Catadores de Papel e Papelão (Coorpel), um projeto de reinserção de pessoas em situação de rua que faz parte do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, localizado no bairro da Luz, em São Paulo. Por três anos, ela trabalhou e desenvolveu seu mestrado com catadores e destaca que os perfis destes trabalhadores se diferenciam até mesmo pela região em que residem e trabalham.

Leia o texto integral »

QUAL É O FUTURO DA UCRÂNIA?

A legitimidade do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, foi novamente minada nesta quinta-feira 20. O caos se ampliou em Kiev, a capital do país, devido aos confrontos entre forças de segurança e manifestantes que, há três meses, protestam contra o desejo do governo de aproximar a Ucrânia da Rússia. Segundo números oficiais, 39 pessoas morreram nesta quinta, muitas assassinadas por atiradores de elite, levando o total de vítimas fatais para 67 nos últimos três dias. Yanukovych decidiu fazer um jogo duplo. Ao mesmo tempo em que indica a possibilidade de convocar o Exército e ampliar a repressão, reabre negociações com a oposição. Dificilmente a estratégia terá sucesso. No curto prazo, a Ucrânia deve precisar de um governo de transição, sem Yanukovych, para evitar uma guerra civil. No médio e longo prazos, o país precisa considerar soluções mais difíceis para obter estabilidade.

Leia o texto integral »

Distribuição de alimentos no Sudão pela ONU em 2012PROTEGENDO A SABEDORIA DOS POVOS TRADICIONAIS

Por muito tempo marginalizados ou integrados à força na comunidade internacional, os povos indígenas tiveram dificuldade em se fazer ouvir nas discussões a respeito da proteção da biodiversidade. Foi apenas em 1992 que a ONU reconheceu que eles tinham um “papel vital na gestão do meio ambiente e do desenvolvimento, por causa do seu conhecimento do meio e

Relacionados