105087950655

1934 palavras 8 páginas
O laboratório

A montagem de um laboratório para um amador sem experiências, talvez seja uma visão desanimadora e até mesmo custar um pouco caro, mas na verdade, não precisa ter nenhuma dessas características. Muitos processos fotográficos podem ser realizados com poucas instalações e dificuldades, apesar de um laboratório sofisticado ter suas vantagens, não é necessário impedir o ato tendo uma alternativa simples e temporária, como por exemplo, a adaptação de um banheiro.
Caso se tenha disponibilidade de local, como uma sala, sótão, porão ou até mesmo garagem desocupados, é aconselhável perder um certo tempo na construção do desenho de uma planta. Os fotógrafos passam muito tempo em seus laboratórios e um local bem idealizado com conforto e funcionalidade aumentará o prazer de trabalhar no local.

Impedindo a entrada da luz. A primeira etapa é ter a certeza que a sala não terá nenhuma entrada de luz. É possível adquirir persianas a prova de luz nas lojas de materiais fotográficos, como também construir uma armação com madeira branca, de dimensões inferiores às do vão interno da janela, e cobrir com madeira rígida. As bordas da armação devem ser revestidas com feltro negro ou tecido grosso, assim impede a entrada de luz.
Para evitar que a porta constituía a única outra fonte de luz, há duas alternativas fáceis e baratas: apenas pendurar duas cortinas espessas, superpostas na madeira rígida.
Com isso, para testar a vedação o fotografo deveria sentar-se na sala, ficar durante dez minutos com as luzes apagadas, porque com esse tempo os olhos se acostumam à escuridão e assim encontrar outros focos de entrada de luz. Esse teste deve ser feito com as luzes externas acesas.
A luz de segurança permite ao fotografo ver o que está fazendo, sem danificar os materiais fotossensíveis, obviamente, isso não acontece durante o processo de inserir o filme exposto no espiral, e depois no tanque de revelação, porque nessa etapa a escuridão é indispensável.
Quando se

Relacionados