105081560663

1486 palavras 6 páginas
Sumário

1. Introdução

Os princípios fundamentais em que a química se apoia são baseados em fatos experimentais que envolvem frequentemente medidas de massa e volume, que serão utilizadas em cálculos para fins de pesquisas e obtenção de resultados.
Ao efetuar uma medida deve-se levar em consideração a possibilidade do erro que pode ser relacionado ao instrumento ou a pessoa responsável pela medição, uma vez que nem todos os instrumentos têm capacidade de medidas precisas e nem sempre a habilidade do operador chega a excelência.
Vale ressaltar que a exatidão de uma medida não significa que ela é precisa, pois a exatidão é a forma mais aproximada da medida ideal e a precisão é a medida considerada ideal, e essa precisão é obtida com a utilização de instrumentos calibrados conforme normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Segundo Constantino, Silva e Donate (2004, p. 4), “Todas as medidas experimentais têm algum erro. Há erros acidentais, sistemáticos. [...] O mais importante para nós é o erro devido ao limite de precisão do instrumento de medida. Esse erro não pode ser evitado, e qualquer resultado experimental relatado sem tomar em conta esse erro é considerado um resultado de má qualidade”.
Na iniciação a um curso de Química é de grande relevância que os alunos tenham o conhecimento adequado sobre a utilização de todos os instrumentos do laboratório, o que é fundamental para a obtenção de bons resultados nos seus trabalhos futuros. Porém o completo domínio de sua manipulação advém da experiência adquirida com a sua utilização. Nos procedimentos relatados a seguir serão apresentados experimentos utilizando algumas vidrarias.
Os instrumentos utilizados no trabalho de laboratório são feitos dos mais diversos materiais (vidro, cerâmica, metal, entre outros), por isso, além de conhecer suas finalidades, o procedimento para uso correto dos mesmos e o modo de limpeza e armazenamento correto, é preciso considerar suas

Relacionados