104044490574

1165 palavras 5 páginas
Guia de Estudos para Concursos

1

A procura de emprego via concurso público vem crescendo a cada dia. Os bacharéis de Direito buscam nas provas a conquista da realização profissional e pessoal. Outros concursandos idealizam o emprego perfeito: status, estabilidade, férias garantidas, etc. Pensando nisso, o DireitoNet coloca à disposição dos assinantes vasto material de auxílio e complementação para o estudo.
A seção Concursos contém as informações básicas sobre as provas, datas e inscrições. E, para cada concurso, oferece ao assinante testes, reportagens, roteiros, resumos, entre outros, que podem ser utilizados como uma complementação dos estudos, já que a aprovação em concursos públicos exige um estudo muito aprofundado nas matérias relacionadas nos programas. Editais
O edital é a lei do concurso público, portanto, estude-o com muita atenção.
Você pode encontrá-los nos sites das entidades organizadoras do concursos.

2

Para evitar surpresas no futuro, leia o edital por inteiro, principalmente nos itens que tratam dos requisitos a serem preenchidos na inscrição e na posse.
Fique atento também aos comunicados publicados pela entidade organizadora do concurso, pois nem sempre as datas das provas são definidas nos editais.

Inscrições
Primeiramente, verifique se você preenche os requisitos para inscrever-se no concurso desejado. Os requisitos mais comuns são os seguintes:


ser brasileiro (nato ou naturalizado)



ter mais de 18 anos



encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos



conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no edital

Para determinadas carreiras, exige-se, ainda, que o candidato seja bacharel em Direito e comprove o exercício da advocacia ou exercício em outro emprego, cargo ou função pública.
O edital indicará o local onde as inscrições deverão ser efetuadas. As inscrições podem ser feitas pelo próprio candidato ou por procurador com poderes para tanto.

Relacionados