100697100400

489 palavras 2 páginas
Título: Saúde futura

Autor: Luiz Carlos Corrêa da Silva

Assunto: Prevenção de doenças.

Tema: Medidas para prevenir doenças, dando ênfase ao tabagismo.

Objetivo: O objetivo do autor é mostrar que existem meios de levar uma vida saudável e conscientizar as pessoas quanto a estes meios, incluindo o tabagismo que tem sido um grande problema de saúde pública.

Ponto de vista: No ponto de vista do autor, as autoridades deveriam intervir promovendo um processo objetivo continuado, implantando medidas que ajudem a controlar o tabagismo e também que as crianças desde pequenas venham tendo uma educação saudável, pois a prevenção da saúde deve fazer parte da educação básica familiar.

Argumentos do autor: O autor usa como argumentos as ações que protegem a saúde: praticar atividades físicas, diminuir o sal, ingerir alimentos saudáveis, beber com moderação, não fumar, enfim, evitar excessos. Estilo de vida tem peso maior do que assistência médica, fatores genéticos e ambientais, quando se quer viver por mais tempo com boa saúde. Os maus cuidados com nosso organismo. O principal argumento do autor é o tabagismo, suas conseqüências e alguns meios de combatê-lo, usando estatísticas que dizem que aumentando em 10% o preço do cigarro diminuiria em 4% o seu consumo. Proibir fumar em ambientes fechados, ajuda a proteger os fumantes passivos. Estas são alguns itens inclusos na Lei 12.546, assinada pela presidenta Dilma em dezembro de 2011, mas que ainda não foi regulamentada. O autor sendo médico utiliza de sua sabedoria afirmando que o cigarro mata devido ao câncer, enfisema pulmonar, infarto do miocárdio e derrame cerebral. Quem fuma vive de 10 a 15 anos menos e tem pior qualidade de vida.

Opinião pessoal: Concordamos com o autor. Porque realmente cada vez mais estamos cuidando menos do nosso próprio corpo. A correria do dia a dia faz com que deixemos de lado coisas importantes pra preservar nossa saúde, como: alimentarmos-nos

Relacionados