10 Tecnologias corporativas emergentes e cloud computing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
10 TECNOLOGIAS CORPORATIVAS EMERGENTES E CLOUD COMPUTING
 

Resumo – Pretende-se com este artigo dar a conhecer o top 10 das tecnologias corporativas emergentes, estas que embora se encontrem em uso, ainda não estão amplamente adoptadas. Pretende-se também, ajudar a compreender melhor o conceito de computação em nuvem, onde de uma forma geral, podemos dizer que é uma tecnologia que permiteobter serviços através da Internet, sem necessidade de compra de pacotes de custos complexos, que tiram o foco do empreendimento. Ambiciona-se apresentar a tipologia do Cloud Computing, cuja está dividida em 3 tipos de serviços, tendo estes melhorado a flexibilidade, reduzindo o custo total dos empreendimentos. Propomo-nos ainda exibir alguns exemplos de aplicações, que apresentam de certa forma, oconceito de computação em nuvem, visto que todos estes serviços não são executados no computador do utilizador. E por fim, mostrar algumas vantagens e dúvidas relativas ao Cloud Computing.
Palavras-chave: tecnologia, emergente, sistemas, partilha, internet, computação, nuvem, aplicações.

I. Introdução
Que o mundo tecnológico evolui a cada dia que passa todos sabem, porém, no mundocorporativo, as coisas tendem a ser superficialmente mais lentas, pois podem perder-se milhões, em investimentos errados (1). Acredita-se que o top das 10 tecnologias corporativas emergentes terá grande impacto nas empresas nos próximos anos (2). Um novo modelo de computação, tem surgido e transformado a forma como interagimos com a rede e com os serviços e aplicações (3). Os cloud services são oferecidospor grandes empresas, tais como, Google, Yahoo!, Facebook e Microsoft, que permitem que aplicações sejam alojadas e executadas remotamente num grande datacenter (3). Esta mudança para um modelo centrado no servidor, não transfere vantagens apenas para o utilizador, que deixa de efectuar intensas configurações e grandes quantidades de backups, mas também para os produtores de software (3). Odesenvolvimento de aplicações é mais acessível e as melhorias nos softwares são efectuadas num único local, contrariamente a

serem efectuadas em milhões de clientes que possuem diferentes configurações de hardware (3). Em termos gerais, a computação torna-se mais económica quando vista como um serviço partilhado (3). Este artigo terá como objectivo geral, dar a conhecer o top 10 das tecnologiascorporativas emergentes, definir o conceito de Cloud Computing, exibir a tipologia que compõe a computação em nuvem, apresentar alguns exemplos de aplicação em Cloud Computing entre outros.

II. top 10 - tecnologias corporativas emergentes

A InfoWorld produziu uma lista com as principais tecnologias em crescimento para o mundo corporativo, de virtualização a eficiência energética (4).Tecnologias com potencial para reduzir custos, mudar o modo como trabalhamos e abrir novas portas estão entre as que mais se destacaram no ano de 2009, de acordo com um levantamento efectuado pela redacção da revista InfoWorld, nos Estados Unidos (4). O Top 10 sublinha tecnologias em que se acredita irão ter enorme impacto nas organizações nos próximos anos (2). Cada uma das tecnologias já está emutilização, apesar de não se encontrarem ainda totalmente difundidas (2). Fazem parte deste top:

10.Whitelisting – acompanhar os registos de malwares está a tornar-se uma tarefa difícil (5). Em 2008, por exemplo, a fornecedora de software de segurança Symantec registou mais dados do que nos últimos 17 anos da companhia (5). A empresa identificou, que além dos vírus, worms e cavalos-de-tróia, houve umaumento do número de variações que evitam a detecção (5). A solução para a propagação crescente desse problema é o software whitelisting que permite que apenas executáveis conhecidos sejam instalados num sistema (5). O processo começa com a captura de uma imagem de sistemas credíveis conhecidos, para conceber regras de listas brancas e, de seguida, monitorizam os sistemas em busca de aplicações...
tracking img