10 Computadores dos anos 80

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
10 COMPUTADORES DOS ANOS 80

IDENTIFICAÇÃO


APRESENTAÇÃO

Esse trabalho de pesquisa contém uma síntese da evolução dos computadores da década de 80, indicando apenas características introdutórias no nível de apresentação do equipamento. Registrando capacidade de memória RAM, ROM e armazenamento em disquete e em disco rígido, este que surgiu no fim dos anos 80 ainda com pouca capacidadede armazenamento externa e interna. Espero ter absorvido e apresentado um trabalho pelo menos próximo ao que o professor desejara, já que a autora da pesquisa tinha noção de informática básica. Boa leitura.

SUMÁRIO

IBM 5150 ……………………………………………………………………………………………………….5
Osborne I……………………………………………………………………………………………………….7

Commodore Amiga……………………………………………………………………………………..8
IBM PCConvertible……………………………………………………………………………………..9
Hewlett-Packard Modelo 85………………………………………………………………………10
Apple LISA………………………………………………………………………………………………….….11
XL Macintosh………………………………………………………………………………………………....12
M5120……………………………………………………………………………………………………………..14
Franklin Ace 1000………………………………………………………………………………………...15
Zenith MiniSport……………………………………………………………………………………………16Conclusão......................................................................................................................17
Bibliografia...................................................................................................................18

IBM 5150

Na década de 80 já existiam mais de 1 milhão de computadores nos Estados Unidos.
Em 1980, o diretor do laboratório da “IBM”, Bill Lowe, em Boca Raton, na Flórida,escolheu 12 executivos e engenheiros, para trabalharem na criação de um novo equipamento. A estratégia de vendas ficou sob o comando de Phillip Donald Estridgeque quem em 12 de agosto de 1981, anunciou no hotel Waldorf Astoria de Nova York, um computador pessoal da IBM que estava saindo da linha de montagem..
IBM 5150– Considerado o primeiro Computador Pessoal
A IBM  lançou um produto considerado oprimeiro computador pessoal, era o IBM 5150, vendido por US$ 1.565. A Xerox já tinha usado o termo PC em 1972 e a Apple já estava no mercado, mas foi o PC da IBM primeiro modelo a chegar às prateleiras como um sucesso de vendas.

A máquina possuía uma CPU com processador intel 8088 de 4,77 Mhz (uma versão econômica do processador 8086), 64 KB RAM, 40 KB ROM, duas unidades de disquetes de 5,25(5 e ¼) polegadas (com capacidade para 160 KBs), mas ainda não tinha disco rígido.
A IBM PC – apostava em um novo sistema operacional, o MS-DOS, fornecido por uma outra empresa, a então pequena e não tão conhecida Microsoft.
A “Microsoft”(MS), negociou o QDOS e logo surgiu o MS-DOS 1.0, “Microsoft Disk Operating System”, o softwares básico lançado para o pc da “IBM”, estabelecendo uma parcerialonga entre as duas empresas.

Anuncio da época
“Esse computador é para todos que sempre quiseram um sistema pessoal no escritório, no campus universitário ou em casa. Nós acreditamos que sua performance, confiabilidade e facilidade de uso o tornam o mais avançado e acessível computador pessoal do mercado”, disse o vice-presidente da IBM, CB. Rogers em um comunicado a imprensa na épocado lançamento.

Importante lembrar que o IBM-pc tornou-se o computador pessoal padrão, pois a empresa disponibilizou sua especificações e apostou na arquitetura aberta, ou seja, nenhuma empresa pagaria “royalties” ou faria acordos de licenciamento para desenvolver seus próprios produtos baseando –se nesse pc, que é considerado um dos primeiros padrões abertos conhecidos.
O IBM-pc não possuía discorígido, todos os programas e inclusive o sistema operacional eram carregados a partir de disquetes de 5¹/4. Inicialmente foram utilizados disquetes de 180 KBs que logo foram substituídos por disquetes de 360 KBs e , alguns anos mais tarde, por disquetes de “alta densidade”, com 1,2 MBs.

OSBORNE I

Em abril de 1980, Adam Osborne, jornalista e especializado em microcomputadores,...
tracking img