1 Guerra munial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História Contemporânea
Profª: Ritana Miguel

I GUERRA MUNDIAL
“Todos os homens buscam a felicidade. E não há exceção. Independentemente dos diversos meios que empregam, o fim é o mesmo. O que leva um homem a lançar-se à guerra e outros a evitá-la é o mesmo desejo, embora revestido de visões diferentes. O desejo só dá o último passo com este fim. É isto que motiva as ações de todos os homens,mesmo dos que tiram a própria vida. ”
( Blaise Pascal )
A Europa entre 1870 e 1914.
Entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia a euforia da chamada Belle Epóque (Bela Época). Do ponto de vista da burguesia dos grandes países industrializados, o planeta experimentava um tempo de progresso econômico e tecnológico.
Os países ricos confiantes de que a civilização atingira o ápice de suaspotencialidades, viviam a simples expectativa de disseminar seus paradigmas às nações menos desenvolvidas.
Nações como Itália, Alemanha e Japão, promoveram a modernização de suas economias. Com isso, a concorrência pelos territórios imperialistas acabava se acirrando a cada dia. Orientados pela lógica do lucro capitalista, as potências industriais disputavam cada palmo das matérias-primas e dosmercados consumidores mundiais.
Um dos primeiros sinais dessa vindoura crise se deu por meio de uma intensa corrida armamentista.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
A Primeira Guerra Mundial ocorreu no século XX. De 1914 a 1918, o continente europeu foi “palco” dos horrores causados pela guerra. Os principais motivos que levaram ao acontecimento da Primeira Guerra Mundial, segundo algunsestudiosos, foram o expansionismo, a exploração Imperialista da África e Ásia (a partir do final do século XIX até meados da década de 1960), a corrida armamentista e apolítica de alianças.
Fases da Primeira Guerra Mundial
* A primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França.
* Asegunda fase da Primeira Guerra Mundial aconteceu de novembro de 1914 a março de 1918. Essa fase ficou conhecida como a Guerra de posições.
* As ofensivas de 1918 se constituíram como a terceira fase da Primeira Guerra Mundial.
A política de alianças e as causas imediatas da guerra.
Através da assinatura de acordos político-militares, os países europeus se dividiram nos futuros blocos políticosque conduziriam a Primeira Guerra Mundial. Por fim, o Velho Mundo estava dividido entre a
* Tríplice Aliança – formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália e a
* Tríplice Entente – composta por Rússia, França e Inglaterra.

Europa: Divisão Política em 1914 e a Primeira Guerra Mundial .
A Península Balcânica.

Mais violentos e desastrosos foram os problemas ocorridos nosBálcãs.
Com o Império Turco debilitado, pequenos Estados foram se emancipando na Península Balcânica. Esses Estados, formados sobretudo por minorias étnicas, viviam em constantes conflitos. Os países mais influentes intervinham nos assuntos da região, com o objetivo de anexar mais territórios ao seu patrimônio e ampliar a sua área de influência. A rivalidade cresceu principalmente entre Áustria-Hungria e a Rússia.
Estes conflitos iriam se desencadear na 1º Guerra Mundial, e na formação prévia do chamado “pan-eslavismo”, que foi um movimento que visava agregar as nações dos balcãs na chamada Grande Sérvia. Em outras palavras, caracterizava o interesse hegemônico do expansionismo Sérvio na região, com o apoio posterior da URSS stalinista.
Foi nesse ambiente de tensão que ocorreu em Sarajevo(capital da Bósnia), em 28 de junho de 1914, o atentado que levou a morte do príncipe herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando, e de sua esposa.
É consenso entre vários estudiosos que o início (estopim) da guerra ocorreu após o esse assassinato.

A guerra de trincheiras.

A vida nas trincheiras mostra uma das mais terríveis faces da Primeira Guerra
Em 1914 a paz foi rompida na...
tracking img