1 Guerra munial

1807 palavras 8 páginas
História Contemporânea
Profª: Ritana Miguel

I GUERRA MUNDIAL
“Todos os homens buscam a felicidade. E não há exceção. Independentemente dos diversos meios que empregam, o fim é o mesmo. O que leva um homem a lançar-se à guerra e outros a evitá-la é o mesmo desejo, embora revestido de visões diferentes. O desejo só dá o último passo com este fim. É isto que motiva as ações de todos os homens, mesmo dos que tiram a própria vida. ”
( Blaise Pascal )
A Europa entre 1870 e 1914.
Entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia a euforia da chamada Belle Epóque (Bela Época). Do ponto de vista da burguesia dos grandes países industrializados, o planeta experimentava um tempo de progresso econômico e tecnológico.
Os países ricos confiantes de que a civilização atingira o ápice de suas potencialidades, viviam a simples expectativa de disseminar seus paradigmas às nações menos desenvolvidas.
Nações como Itália, Alemanha e Japão, promoveram a modernização de suas economias. Com isso, a concorrência pelos territórios imperialistas acabava se acirrando a cada dia. Orientados pela lógica do lucro capitalista, as potências industriais disputavam cada palmo das matérias-primas e dos mercados consumidores mundiais.
Um dos primeiros sinais dessa vindoura crise se deu por meio de uma intensa corrida armamentista.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
A Primeira Guerra Mundial ocorreu no século XX. De 1914 a 1918, o continente europeu foi “palco” dos horrores causados pela guerra. Os principais motivos que levaram ao acontecimento da Primeira Guerra Mundial, segundo alguns estudiosos, foram o expansionismo, a exploração Imperialista da África e Ásia (a partir do final do século XIX até meados da década de 1960), a corrida armamentista e apolítica de alianças.
Fases da Primeira Guerra Mundial * A primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. * A

Relacionados

  • Atps gestão de qualidade
    952 palavras | 4 páginas
  • Evolução do direito do trabalho
    2388 palavras | 10 páginas
  • TRABALHO FEDERALISMO E NOBERTO BOBBIO
    4363 palavras | 18 páginas
  • Aeroporto de aracati: perspectiva de desenvovimento turistico
    4416 palavras | 18 páginas