Pedagogia waldorf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia Waldorf
     A Pedagogia Waldorf concebe o homem como uma unidade harmônica físico-animico-espiritual e nesse princípio fundamenta toda prática educativa.
     Essa pedagogia parte dahipótese de que o ser humano não está determinado de realizar em forma única e pessoal a respeito das impressões que recebe. Considera que o homem ao nascer é portador de um potencial de predisposição ecapacidades que ao longo de sua vida lutam por desenvolver-se.
     Partindo de uma visão antropológica, a pedagogia Waldorf integra uma concepção humana de todas as suas dimensões, em íntima relaçãocom o mundo; explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos, segundo princípio gerais evolutivos que compreendem etapas de 7 anos a denominação de setênios.
     Podemos diferenciarclaramente cada setênio, pois cada qual tem características próprias e momentos diferentes com despertar de interesses, perguntas latentes e necessidades concretas.
     No primeiro setênio (0-7 anos) acriança emprega todas as suas energias para o desenvolvimento de seu físico. Ela manifesta toda sua vontade através da intensa atividade corporal.
     Nessa fase a criança tem uma grande abertura emrelação ao mundo. Ela acolhe sem nenhuma resistência anímica tudo o que lhe advém do ambiente em redor, defrontando o mundo com confiança ilimitada. Vive num estado de ingenuidade paradisíaca, onde nãoé capaz de diferenciar entre o bem e o mal.
     Todos os órgãos sensórios, na criança, estão abertos e a partir de uma intensa atividade em seu interior ela responde com a repetição dos estímulosvindos do ambiente exterior, a IMITAÇÃO. Essa imitação é a grande força que a criança de 1º setênio tem disponível para a aprendizagem inclusive a do falar, o do fazer, do adequado ou imprópriocomportamento humano.      E é por uma imitação mais sutil que ela cria, ainda sem consciência, o fundamento para sua moralidade futura.
     A criança capta os gestos, o modo de andar, os trejeitos, os...
tracking img