1 Conte Dos Das Aulas PFAS4 28 07 E 03 08 2015 18h07h

3257 palavras 14 páginas
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
I ‑ INTRODUÇÃO
A fabricação pode ser definida como a arte e a ciência de transformar os materiais em produtos finais utilizáveis e, num contexto de economia de mercado, vendáveis.
Um dado material, normalmente sem forma ou de geometria simples, é transformado em um componente útil através de um processo de fabricação. Este produto, na maioria das vezes, tem geometria complexa, com forma, tamanho, precisão, tolerâncias, aparência e propriedades bem definidas.
Materiais comumente empregados nos processos de fabricação: metálicos (metais e suas ligas), poliméricos, cerâmicos, compósitos e outros grupos ou tipos de materiais: materiais semicondutores, materiais supercondutores, polímeros condutores, silicones, ...).
A Figura 1 ilustra a produção de alguns produtos por meio dos processos de fabricação, denominados: fundição em areia; trefilação de fios de cobre; colagem (slip casting) para produzir cadinhos de cerâmica; produção de tarugos e placas de aço por lingotamento contínuo e, tubos com e sem costura, perfis, barras, vergalhões e chapas grossas por laminação a quente.

Figura 1.1- Peça produzida pelo processo de fundição em areia.

Figura 1.2- Fios de cobre produzido pelo processo de trefilação.

Figura 1.3- Sequencia de produção de peças cerâmicas pelo processo de colagem em laboratório: (a) molde de gesso, (b) barbotina de mulita ou topázio natural incolor, (c-e) vazamento e colagem da barbotina, (f) drenagem da barbotina e (g-h) peças “verdes”.

Figura 1.4- Fluxograma da fabricação de produtos de aços por laminação a quente.

I.1- Processos de Conformação dos Metais e suas Ligas (livro do Bresciani)
1.1.1- Introdução
Os processos de conformação podem ser divididos em dois grupos: processos mecânicos, nos quais as modificações de forma são provocadas pela aplicação de tensões externas, e processos metalúrgicos, nos quais as modificações de forma estão relacionadas com altas temperaturas.
Os processos mecânicos são

Relacionados