1 Aula 6 Polaridade Molecular E Solubilidade De Subst Ncias

418 palavras 2 páginas
1 Aula 6 Polaridade Molecular e solubilidade de substâncias

2 objetivo/introdução
Polaridade molecular é definida pela forma como os átomos das moléculas formam entre si “polos” de eletronegatividade, sendo estas ligações chamadas polares ou apolares.
Entende-se como molécula apolar quando os átomos que estão formando uma ligação possui a eletronegatividade próxima ou igual, e assim a intensidade em que estes átomos tendem a atrair o par de elétrons da ligação para si é igual e consequentemente o par eletrônico ficando a mesma distancia dos dois ligantes.
Já uma molécula polar possui na sua formação um átomo mais eletronegativo que outro, puxando o par eletrônico da ligação com mais intensidade para o átomo mais eleronegativo e o deixando mais próximo deste.
Esta experiência teve como objetivo determinar a solubilidade das substâncias dadas de acordo com sua polaridade, visto que o método baseia-se em que substâncias polares se dissolvem em semelhante, assim como as substâncias apolares se dissolvem em substâncias apolares.
4 Procedimento experimental
4.1 Materiais
9 Tubos de ensaio
3 espátulas
Proveta 5ml
Pera
Pipetador de roldana

Água
Álcool etílico puro- dinâmica química contemporânea
Iodo resublimado- dinâmica química contemporanea
Naftaleno- dinâmica quimicac contemporânea
Hexano- êxodo cientifica
Cloreto de sódio
4.2 Métodos
Foi enumerado os tubos de ensaio de 1 a 3, cada um de acordo com a substância que foi estudada
Nos três tubos de ensaio indicados como “1’ foi pipetado 5ml de água (polar), e em cada tubo foi colocado com auxílio da espátula, Cloreto de sódio,Iodo e Naftaleno respectivamente.
Nos tubos de ensaio indicados como “2” foi pipetado etanol (semi polar)e assim como nos tubos “1”, foi colocado cloreto sódio, iodo e naftaleno.
Os três últimos tubos foram indicados como “3” ,foi pipetado hexano(apolar) e colocado também em cada um cloreto de sódio, iodo e naftaleno.
Cada tubo foi agitado e observado em qual tubo houve ou não a

Relacionados