092920400531

2084 palavras 9 páginas
1. INTRODUÇÃO

Com base no texto minha terra tem palmeiras podemos observar que em um município do Maranhão, chamado Lago do Junco, o uso plantas medicinais era muito usado pela população, pois lhes faltavam recursos financeiros e instituição médica. Neste município essa pratica se diferenciou de outros lugares, pois a comunidade transformou o uso de ervas fitoterápico em uma forma de melhorar a qualidade de vida, por meio da implantação da Farmácia fitoterápica, que foi resultado do fórum de desenvolvimento local em 1999.
Os principais parceiros eram a prefeitura municipal, a paróquia São José e as lideranças locais, só que era preciso mais investimentos. A idéia era aproveitar a diversidade da flora local e estimular a produção de plantas medicinais.
O lago do Junco possuía 9.211 pessoas e sempre apresentou indicadores socioeconômicos inferiores aos de outros municípios. A vegetação predominante era a palmeira de babaçu, sendo uma das poucas fontes de renda da população rural. As quebradeiras de coco eram pessoas guerreiras que lutavam pelo direito de trabalhar, uma das ultimas conquistas foi ás sanção do babaçu livre (direito de entrar nas áreas dos cocais sem ter que pagar para os donos), essa conquista fez parte do processo de luta pela preservação da palmeira do babaçu na paisagem do Maranhão. Outra conquista foi á criação da cooperativa de quebradeiras de coco Ludovico.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRIAS DE SUCESSO: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

A farmácia verde já provou sua aplicabilidade, porém o alcance ainda é muito pequeno. O que poderia ser feito para que a área de abrangência do projeto alcançasse toda a área do município? O primeiro passo seria planejar que envolve todas as atividades do negócio, por isso quando o gestor formula projeta, ele precisa definir também as estratégias para atuar em todas as atividades da empresa, organiza os negócios e organiza: o espaço, o tempo, o trabalho, as pessoas e os recursos financeiros.
O administrador atua

Relacionados