090049904009300

2157 palavras 9 páginas
PLANO DE MANUTENÇÃO

Introdução

Os gases do escapamento dos veículos carregam a atmosfera com diversas substâncias que podem gerar problemas à saúde do ser humano e ao meio ambiente. Os motores a combustão, durante o processo de queima, produzem gases, vapores e material particulado que são emitidos para a atmosfera. Os veículos automotores têm grande participação no processo de degradação do ar nos grandes centros urbanos, uma vez que lançam, todos os dias, enormes quantidades de poluentes para a atmosfera. Devido ao grande número de veículos circulando nas cidades e aos problemas de poluição do ar associados às emissões veiculares, foi criado em 1986 o PROCONVE (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), iniciando um processo de controle com o objetivo de reduzir a poluição causada por esses veículos. O PROCONVE estabeleceu um cronograma de redução gradual da emissão de poluentes para ser aplicado em diversas fases aos veículos a serem produzidos. No caso dos veículos comerciais, para cada fase do PROCONVE, existe uma correlação direta com a norma de emissão europeia (EURO), de maneira que os produtos nacionais e/ou importados devem atender a estas normas.

A operação correta e a manutenção preventiva bem executada, além de proporcionar ao veículo uma vida útil mais longa, com economia, contribuem para a melhoria da qualidade do ar que respiramos.

De que forma você pode colaborar para ajudar a preservar o meio ambiente

A redução dos níveis de emissão de poluentes por veículos é fator fundamental no controle da poluição do ar, porém é necessário manter as características originais do veículo para que os níveis de emissões sejam mantidos sob controle. Isso só é possível executando as revisões de manutenção preventiva previstas pelo fabricante.
Consulte sempre o Manual de Garantia e Manutenção que acompanha seu veículo. Lá você encontrará toda a informação necessária para manter seu

Relacionados