08945906690

2399 palavras 10 páginas
SERVIÇO SOCIAL
WEB AULA 3Unidade 1 - A FORMAÇÃO DA CIÊNCIA POLÍTICA NO ESTADO MODERNO: DE MAQUIAVEL A MONTESQUIEU
As pessoas não confiam nos políticos. A frase de Voltaire, escrita no século XVIII, expressa algo que se aproxima do senso comum do século XXI. Os integrantes da elite política, aqueles que ocupam ou almejam ocupar os cargos de poder da estrutura de Estado, são vistos como auto-interessados, oportunistas, inconfiáveis, desprovidos de princípios, egoístas e, mesmo, corruptos. Na atividade política, encontram vantagens pessoais, prebendas, mordomias. Um fosso os separa dos cidadãos comuns, que vivem do próprio trabalho e enfrentam as dificuldades do dia-a-dia. Em diferentes graus, essa percepção negativa dos políticos está presente em países ricos e pobres, em velhas e novas democracias. (MIGUEL, 2008, p.250)
Referência: MIGUEL, Luis Felipe. A mídia e o declínio da confiança na política. Sociologias [online]. 2008, n.19, pp. 250-273.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n19/a11n19.pdf>. Acesso: 24 de julho de 2010.

Para Jardim Jr (s/d)* “A política consiste em aplicar-se, na prática, intenções e princípios” (p.16) em benefício da sociedade, isto é, do chamado “bem comum” (dos interesses da maioria). Também afirma que “Não merecem complacência os políticos que procuram conquistar partidários à custa de promessas irrealizáveis” (p.16), referindo-se ao problema da desonestidade e dos particularismos, um dos grandes males da política no mundo todo. Mas o autor defende que é preciso “distinguir, portanto, entre o político desonesto que promete o que não tem possibilidade de cumprir, simplesmente para obter vantagens para si mesmo ou seu partido, e o político que defende um programa que realmente deseja transformar em realidade, mas que vê frustrados seus intentos” (p.17).
E o que você pensa a respeito da política???É preciso destacar que quando o assunto é política, entram em cena as relações de poder entre os homens, os governos (que

Relacionados

  • 08945906690
    11961 palavras | 48 páginas