213007131

8564 palavras 35 páginas
Patologias respiratórias
Maria Elisabeth Lopes Moreira
José Maria de Andrade Lopes

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros
MOREIRA, MEL., LOPES, JMA and CARALHO, M., orgs. O recém-nascido de alto risco: teoria e prática do cuidar [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004. 564 p. ISBN 85-7541-054-7.
Available from SciELO Books .

All the contents of this chapter, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non
Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.
Todo o conteúdo deste capítulo, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Todo el contenido de este capítulo, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative
Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

PATOLOGIAS RESPIRATÓRIAS

5

Maria Elisabeth Lopes Moreira
JoséMaria de Andrade Lopes

Em geral, as doenças respiratórias são a principal causa de internação no período neonatal e sua incidência e gravidade estão relacionadas à idade gestacional (que refletirá o grau de desenvolvimento do pulmão), à presença de infecção materna, aos sinais de sofrimento fetal e ao uso do corticóide antenatal. A l g u m a s práticas utilizadas n o manuseio do recém-nascido
( R N ) g r a v e - c o m o estratégias ventilatórias usadas n o início da vida, manuseio hídrico e nutricional, manuseio do canal arterial e da infecção t a m b é m p o d e m influenciar n o aparecimento das doenças respiratórias crônicas associadas ao período neonatal, devendo portanto ser consideradas ao se abordar a doença respiratória n o R N .

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
O desenvolvimento pré-natal do sistema respiratório não estará completo até que se tenha u m a superfície de troca gasosa suficiente e u m a vasculatura pulmonar capaz de transportar o C 0 e o 0 pelos pulmões. A
2

2

adequação das trocas

Relacionados