077027980710

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Categoria Trabalho em Marx e Engels

Na história humana, conforme nos ensina o legado marxiano, o trabalho se efetivará sempre como condição eterna do homem de transformar a natureza para satisfazer suas necessidades, sempre no interior e por meio de uma forma específica, historicamente determinada, de organização social. Em O Capital, na passagem famosa do Capitulo V-Processo deTrabalho e Processo de Valorização-sobre o processo de trabalho, é límpido:

O processo de trabalho, como o apresentamos em seus elementos simples e abstratos, é atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer as necessidades humanas, condição universal do metabolismo entre o homem e a Natureza, condição natural eterna da vida humana e,portanto, independente de qualquer forma dessa vida, sendo antes igualmente comum a todas as suas formas sócias. (MARX,1985,Tomo l, p. 153, grifos nossos).

Seu legado histórico assinala ainda que é no e a partir do trabalho, ou seja, no processo pelo qual passam a produzir a própria vida material, que os homens saltam da natureza e superam seus limites naturais, produzindo a sihumanamente. Na assertiva abaixo, Marx é mais uma vez claro:

Antes de tudo, o trabalho é um processo entre o homem e a Natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a Natureza. Ele mesmo se defronta com a matéria natural como uma força natural. Ele põe em movimento as forças naturais pertencentes à sua corporalidade, braços e pernas, cabeça emão, a fim de apropriar-se da matéria natural numa forma útil para sua própria vida. Ao atuar, por meio desse movimento, sobre a Natureza externa a ele e ao modificá-la, ele modifica, ao mesmo tempo, sua própria natureza. Ele desenvolve as potências nela adormecidas e sujeita o jogo de suas forças a seu próprio domínio. (IDEM, Tomo l, p 149, grifos nossos).

O teórico de Trier reafirma emO Capital que, através do trabalho, a espécie humana, pela determinação própria de sua atividade vital, consciente e ativa, liberta-se dos estreitos limites da reprodução cega das formas biológicas, constituindo-se, por isso, numa forma de ser, numa nova gradação ontológica- o ser social:

Pressupomos o trabalho numa forma em que pertence exclusivamente ao homem. Uma aranha executa operaçõessemelhantes às do tecelão, e a abelha envergonha mais de um arquiteto humano com a construção dos favos de suas colmeias. Mas o que distingue, de antemão, o pior arquiteto da melhor abelha é que ele construiu o favo em sua cabeça, antes de construí-lo em cera. No fim do processo de trabalho obtém-se em resultado que já no início deste existiu na imaginação do trabalhador, e portanto idealmente. Elenão apenas efetua uma transformação da forma da matéria natural; realiza, ao mesmo tempo, na matéria natural seu objetivo, que ele sabe que determina , como lei, a espécie e o modo de sua atividade e ao qual tende subordinar sua vontade. E essa subordinação não é um ato isolado. Além do esforço dos órgãos que trabalham, é exigida a vontade orientada a um fim, que se manifesta como atenção durantetodo o tempo de trabalho, e isso tanto mais quanto menos esse trabalho, pelo próprio conteúdo e pela espécie e modo de sua execução, atrai o trabalhador, portanto, quanto menos ele o aproveita, como jogo se suas próprias forças físicas e espirituais (MARX, 195, Tomo l, p. 149-150, grifos nossos).

O trabalho é, portanto, conforme explicita Marx[“Pressupomos o trabalho numa forma em quepertence exclusivamente ao homem”], a categoria fundamental da distinção entre os homens e os animais , o complexo categorial ontológico determinante do caráter próprio da humanidade.

Consoante com essa premissa, Engels (2004), ao discorrer sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem, no texto que leva o mesmo nome, diferencia a posição ereta e o uso das mão dos...
tracking img