069280120663

1353 palavras 6 páginas
5-funcionamento

5.1-MOTOR CÔNICO
O motor de eleveção é um moto-freio de corrente alternada para funcionamento intermitente. Motor para talha tipo R 6 possui o eixo apoiado em 2 mancais de rolamento;para o tipo R 20 ,o eixo é apoiado em 3 mancais de rolamentos estando o rotor entre dois deles.
O torque de rotação do motor e transmitido ao eixo por três fileiras de roletes intercalados que permitem ligaçâo radial entre o motor e o eixo, mesmo com deslocamento axial do mesmo.
5.2-ENROLAMENTO DO MOTOR
O enrolamento do motor é isolado na classe F , conforme norma VDE 0503.
A temperatura máxima admitida é 155° c.
A classe de isolamento F proporciona proteçâo contra umidade e atende as exigências de segurança contra vibrações.
A duraçâo relativa de ligações é 40° ED . A frequência , dependendo do tipo do motor pode ser de 120 a 240 ligações por hora.
5.3-MOTORES DE DUPLA VELOCIDADE
A micro velocidade de elevação é obtida com motores de dupla polaridade . Conforme o tipo e a contrução , podem ser obtidas as relaçõesde 1:4 ou 1:8 da velocidade principal .
5.4-TENSÃO DOS MOTORES
Os motores podem ser ligados em Y ou (delta), conforme a tensão de rede, isto é, um motor de 220/380 V pode ser igado em (delta) a uma rede de 220 V ou em Y a uma rede de 380 V.
Nos motores das talhas tipo R20 com dupla velocidade, não existe esta possibilidade. Só pode ser ligados à tensão indicada na plaqueta de identificação. Já nos motores das talhas R 6 com dupla velocidade é possivel troca de tensões.
Os motores de todas as talhas em 440V não são pólos comutáveis, ou seja, não é possivel a troca de tensões.
5.5-VENTILAÇÃO DO MOTOR E DO COMPARTIMENTO DO FREIO
O motor e o compartimento do freio são ventilados através do sistema de labirinto, portanto, a condensação de água é diminuida.
A possibilidade de o freio ficar preso por oxidação é minima; só é possivel se o motor ficar durante longe periodo desligado.
5.6-CAIXA DE LIGAÇÃO
A ligação elétrica é feita na caixa em

Relacionados