067654251384

2520 palavras 11 páginas
Universidade do Estado do Pará(UEPA)
Ivanielly Sarmento
Tecnologia em Alimentos(2014/2017)

Tendências Atuais da Computação

Resumo O objetivo deste documento é fazer uma reflexão sobre os inúmeros acontecimentos e tentar isolar alguns dos aspectos mais marcantes em que os mesmos se baseiam, evitando uma abordagem demasiadamente técnica. Procurando mostrar também a história da evolução destas tecnologias bem como alguns dos seus aspectos em estudo ou em desenvolvimento no momento, que têm alta probabilidade de passar para o cotidiano nos próximos anos.
Palavra-chave: computação, informação, atualizações e internet
Introdução
A “Sociedade da Informação'' que se configura neste fim de século decorre de uma revolução tecnológica cujas origens remontam ao final da Segunda Grande Guerra, e cujo complexo desenvolvimento transcorre durante toda a segunda metade do século, com potencial para modificar, a médio prazo, muitos aspectos da vida cotidiana. Segundo a National Science Foundation, a tecnologia eletrônica da informação alterará cada instituição da vida Americana, com ``efeito transformador'', até 1998. Embora muitos elementos tenham contribuído para essa transformação, dois pontos focais aparecem como determinantes do seu crescimento: Computação e Comunicação, diretamente ligados a dois objetos tecnológicos que proporcionaram a esse crescimento uma velocidade nunca vista: Micro-computador e Rede Internet. Desta forma, nos últimos poucos anos praticamente todo cidadão tem testemunhado uma invasão crescente do seu cotidiano por novas tecnologias de computação e de comunicação que causam mudanças dramáticas no papel, na quantidade, na qualidade e na velocidade de troca de informação com que ele lida no dia a dia.
Esta invasão é alardeada pelos meios de comunicação de massa: há anos que temos cadernos de informática semanais nos maiores jornais diários do país, há anos que a Gazeta Mercantil mantém uma seção diária sobre informática e

Relacionados