064631471384

302 palavras 2 páginas
Camada de aplicação é a mais próxima do usuário, incluindo uma interface amigável para a utilização de serviços. Diógenes (2004, p. 73) ressalta que esta camada absorve funcionalidades das camadas de aplicação, apresentação e sessão do modelo OSI. Alguns exemplos de protocolos que trabalham nessa camada são: TelNet (Telecomunication Network), FTP (File Transfer Protocol), SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), DNS (Domain Name System), DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), SSH (Secure Shell) etc.

Camada de transporte faz a comunicação fim-a-fim entre um cliente e um servidor não importando com máquinas intermediárias (ex: roteadores), salvo em casos de controle de congestionamento explícito que pode ser visto no artigo sobre TCP. Esta camada pode garantir ou não a entrega dos dados, mas isso dependerá se o protocolo utilizado proverá confiabilidade à comunicação. Trabalha com dois protocolos o TCP (Transmission Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol). O TCP consegue garantir a entrega dos dados e é orientado à conexão. Já o UDP não garante a entrega dos dados e nem é orientado a conexão, contudo, é mais simples é mais rápido do que o TCP.

Camada Internet escolhe os melhores caminhos por onde o datagrama deve trafegar. O IP (Internet Protocol) é o núcleo desta camada realizando o endereçamento, o roteamento, a fragmentação e a desfragmentação dos datagramas. Um tipo de equipamento que trabalha nessa camada é o roteador.

Camada de acesso à rede define os métodos de transmissão dos dados através do meio físico e está diretamente relacionada ao hardware. Alguns protocolos que trabalham nesta camada são CSMA, Token Ring, PPP, FDDI e HDLC O switch e a bridge são exemplos de equipamentos que trabalham nesta camada.

Relacionados