064011891350

1127 palavras 5 páginas
DIVERSIDADE CULTURAL NO MUNDO ATUAL
Para a existência de uma Sociedade Global, seria necessário uma interconexão de todo o planeta em todos os sentidos: cultural, social, com relação aos gostos, ao consumo etc. A existência dos Estados-nações, a definição de territórios, a língua, os costumes, a diversidade cultural, as particularidades regionais e étnicas dos povos, são fatores que impedem a existência de uma
Sociedade Global.
A informação globalizada somada à massificação da cultura, leva à descaracterização e alienação do indivíduo. Se por um lado retiram a identidade individual, por outro, alimentam a busca de identificações. As tendências mundiais, muitas vezes assumem um caráter local, ou seja, paralelamente ao espaço global, continua a se construir um espaço local.
Atualmente, os termos preconceito, conflitos étnicos, discriminação racial e xenofobia
(aversão ou preconceito ao que é diferente) são cada vez mais constantes nos meios de comunicação. Para melhor entendê-los, é necessário analisar a idéia de superioridade que alguns povos têm em relação a “outros”, podendo estar baseada em justificativas religiosas, econômicas e culturais, entre outras.
E quais são os “outros”? Para muitos palestinos, os israelenses, sendo a recíproca verdadeira; para alguns norte-americanos, os negros e imigrates latinos; para alguns paulistas, os nordestinos; para muitos habitantes das grandes cidades brasileiras, qualquer morador da favela.
Nos primórdios da história, o indivíduos se identificava basicamente com a família, o clã e a aldeia. O relativo isolamento das pessoas fez com que cada grupo fosse criando mecanismos próprios para se relacionar com a natureza, estabelecimento de formas de relacionamento social, possibilitando assim, o desenvolvimento de crenças, de formas de comunicação, de idiomas, de manifestações artísticas, de costumes, de métodos e equipamentos de produção diferentes.
Propiciou, portanto, o aparecimento de culturas diversas,

Relacionados