060986011384

1062 palavras 5 páginas
GLENA RAÍRA FERREIRA LISBOA

CARÁTER INICIAL E GERAL DA FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA

Santarém-Pa 2013

CARÁTER INICIAL E GERAL DA FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA

Para Compreender o caráter da colonização brasileira e como se deu o desenvolvimento da formação economica do país é necessário conhecer asverdadeiras razões pelas quais a Europa se “aventurou” para o continente americano.
Entre os séculos XVI e XV o desenvolvimento do comercio se fortificou tanto que a circulação de mercadorias unicamente terrestre pelo continente já não era o suficiente porem as rotas maritimas ainda estavam apenas começando a ganhar espaço .
De inicio os navegadores viam a expansão maritíma ao continente americano como obstaculo,pois,era uma terra até então desconhecida,contudo,os países envolvidos começam a levantar hipoteses cada vez mais convicentes sobre a existencia do” Novo Mundo” despertando ambições econômicas que teriam de ser supridas.
É apartir daí é que se estabelece as novas rotas comerciais agora por meio dos mares que envolveu os paíse pertecentes a Europa Ocidental,do Litoral que se estende da Holanda até a Peninsula Ibérica,este fato mudou totalmente o comercio interno da Europa.
Muitos outros povos se dedicaram a essa nova atividade porém a ampliação do dominío sobre a navegação ficou por conta dos portugueses.Nesta ocasião,percebe-se que os efeitos da “colonização”da América foi puramente de caráter comercial,em função da citada exploração conforme a peculiaridade de cada região centralizando-se assim um produtos extrativos e espontaneos.
A idéia de povoamento no novo continente surgiu apenas depois de um tempo quando os colonizadores se deram conta de que as feitorias ficavam abandonadas,não gerando lucro o que afetava o real objetivo das funções deferidas,logo povoar foi uma necessidade de conservação.
O pioneiro outra vez volta a ser o reino de Portugal,á príncipio organizavam e povoavam as

Relacionados