06 cuidados b sicos com os extintores de inc ndio

865 palavras 4 páginas
06 CUIDADOS BÁSICOS COM OS EXTINTORES
O cuidado com os extintores e hidrantes faz toda diferença para que funcionem corretamente.
Nesse artigo mostro 6 cuidados básicos (E UM EXTRA) com os extintores Imagine se durante um caso de princípio de incêndio você pega o extintor e ele acaba não funcionando corretamente.
1 – Nunca deixar a empresa sem extintor: Quando for realizar a recarga dos extintores mantenha pelo menos metade da empresa com extintores. Sua empresa não pode ficar desprotegida.
Isso é um erro grave que pode custar vidas humanas e também todo o patrimônio do empregador. Por isso, dê preferência para empresas que forneçam extintores substitutos no período de recarga. Afinal, mesmo que os extintores da empresa estiverem sendo recarregado você precisa ter extintores para o caso de incêndio. O incêndio não vai levar em consideração seus extintores estão sendo recarregado ou se eles estão na empresa. Ele pode acontecer a qualquer momento, isso não é ser pessimista, é ser prevencionista! A empresa precisa estar preparada para atuar no combate a incêndio o tempo todo.
2 – Local de instalação: O extintor deve ser colocado exatamente onde o projeto de terminar.
Se o projeto determinar extintor de pó químico tem que ser pó químico e não CO2! Devemos respeitar 100 por cento do que o projeto determinar. E se o projeto estiver inadequado não devemos tentar resolver por conta própria e sim acionar o profissional que elaborou o projeto e alertá-lo sobre as possíveis mudanças que devem ser feitas.

3 – Pessoas treinadas: De nada adianta você ter o melhor programa de prevenção e combate incêndio da sua cidade ou do
Brasil, se não tiver pessoas preparadas para utilizar os equipamentos de combate a incêndio.
É preciso ter pessoas que saibam manusear corretamente os extintores e hidrantes (se houver). Lembre que o equipamento não faz o trabalho de combate ao fogo sozinho, é preciso ter pessoas para manuseá-lo.
4 – Extintores obstruídos: Em algumas empresas é um trabalho

Relacionados