058819270647

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A escola se organiza com os planejamentos os quais são realizados semanalmente todas as sextas-feiras. É feito o plano de curso, ou seja, plano anual, tem o PPP (Projeto Político Pedagógico) e o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) atuante. Através destes, são realizados projetos desenvolvidos em cada sala de aula, como os projetos: “Parlendas”, “Alimentação Saudável”, “Projeto Leitura”,“Brincando eu aprendo”, dentre outros os quais os alunos têm oportunidades de se desenvolverem através de literaturas, músicas e peças teatrais.
Entende-se que o Projeto Político Pedagógico é uma ação intencional e o resultado de um trabalho coletivo, que busca metas comuns que intervenham na realidade escolar. Demo (1998) afirma:
Existindo projeto pedagógico próprio, torna-se bem mais fácilplanejar o ano letivo, ou rever e aperfeiçoar a oferta curricular, aprimorar expedientes avaliativos, demonstrando a capacidade de evolução positiva crescente. É possível lançar desafios estratégicos, como: diminuir a repetência, introduzir índices crescentes de melhoria qualitativa, experimentar didáticas alternativas, atingir posição de excelência. (p. 248)
O planejamento de ensino nas salas de aulaé baseado em atividades diversificadas, os alunos têm acesso aos jogos paradidáticos, como xadrez e dama, entre outros que são trabalhados pelas professoras. As aulas costumam ser dinâmicas e geralmente tem a participação dos alunos, tirando dúvidas e respondendo às questões na sala, possibilitando uma rotina diversificada e produtiva para ambas as partes.
1.2 Observação das aulas
A professoraTânia é graduada em Pedagogia com experiência há 16 anos. É calma, possui um bom relacionamento com os alunos e me acolheu muito bem. Seus conteúdos são organizados e seus trabalhos desenvolvidos na sala são diversificados, costuma usar os jogos paradidáticos, quando possível, para que seus alunos também possam aprender brincando.
Para Vygotsky, o brincar desenvolve a cognição:
É no brinquedo quea criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de uma esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos. (1989, p. 109)
Piaget (1978) afirma que “para manter o equilíbrio com o seu mundo o educando necessita brincar, jogar, criar e inventar”. Os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança sedesenvolve, porque através da manifestação de materiais variados poderá inventar coisas, construir objetivos.
O jogo é um ótimo recurso pedagógico na sala de aula porque proporciona a relação entre parceiros e grupos, o que é um fator de avanços cognitivos, pois durante os jogos a criança estabelece decisões, conflitua-se com seus adversáriose reexamina seus conceitos, pois “a aprendizagem em suaforma mais simples se é estabelecida de uma conexão entre estímulo e uma resposta”. (CORIA-SABINI, 1986, p.03).
Durante o início da aula, a turma de 32 alunos é bastante dispersa e desinteressada, ao decorrer da aula eles vão se concentrando e demonstrando interesse pelos conteúdos. Todos mantêm um bom relacionamento entre si, gostam e respeitam muito a professora, demonstram carinho. Apesar dasdificuldades sociais eles são carinhosos, a maioria demonstra motivação e nos acolhem também de uma forma muito agradável. Durante a execução das atividades, alguns tiveram dificuldade ou desinteresse, mas com o acompanhamento da professora eles conseguiram desenvolver as tarefas.
O que chamou a atenção durante as observações das aulas foi a flexibilidade da professora Tânia com os alunos e ocuidado com os que tem mais dificuldades em desenvolver as tarefas, mesmo numa turma de 2º ano quase superlotada ela tenta realizar um acompanhamento individual, senta com o aluno e o auxilia com muita paciência, estimula-o a pensar e tem muito carinho por todos eles. Freud, em seu texto “Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar” (1914), aborda a importância da relação professor-aluno,...
tracking img