058819270647

1005 palavras 5 páginas
A escola se organiza com os planejamentos os quais são realizados semanalmente todas as sextas-feiras. É feito o plano de curso, ou seja, plano anual, tem o PPP (Projeto Político Pedagógico) e o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) atuante. Através destes, são realizados projetos desenvolvidos em cada sala de aula, como os projetos: “Parlendas”, “Alimentação Saudável”, “Projeto Leitura”, “Brincando eu aprendo”, dentre outros os quais os alunos têm oportunidades de se desenvolverem através de literaturas, músicas e peças teatrais.
Entende-se que o Projeto Político Pedagógico é uma ação intencional e o resultado de um trabalho coletivo, que busca metas comuns que intervenham na realidade escolar. Demo (1998) afirma:
Existindo projeto pedagógico próprio, torna-se bem mais fácil planejar o ano letivo, ou rever e aperfeiçoar a oferta curricular, aprimorar expedientes avaliativos, demonstrando a capacidade de evolução positiva crescente. É possível lançar desafios estratégicos, como: diminuir a repetência, introduzir índices crescentes de melhoria qualitativa, experimentar didáticas alternativas, atingir posição de excelência. (p. 248)
O planejamento de ensino nas salas de aula é baseado em atividades diversificadas, os alunos têm acesso aos jogos paradidáticos, como xadrez e dama, entre outros que são trabalhados pelas professoras. As aulas costumam ser dinâmicas e geralmente tem a participação dos alunos, tirando dúvidas e respondendo às questões na sala, possibilitando uma rotina diversificada e produtiva para ambas as partes.
1.2 Observação das aulas
A professora Tânia é graduada em Pedagogia com experiência há 16 anos. É calma, possui um bom relacionamento com os alunos e me acolheu muito bem. Seus conteúdos são organizados e seus trabalhos desenvolvidos na sala são diversificados, costuma usar os jogos paradidáticos, quando possível, para que seus alunos também possam aprender brincando.
Para Vygotsky, o brincar desenvolve a cognição:
É no brinquedo que

Relacionados