058640980930

2666 palavras 11 páginas
HANSENÍASE
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominadoMycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
Sintomas
Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Tratamento de Hanseníase
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
Prevenção
É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da hanseníase e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

DISENTERIAS BACILARES
Também conhecida como disenteria bacilar clássica, a Shigelose é uma infecção bacteriana de expressão clínica pleomórfica, que pode se manifestar através de formas assintomaticas ou subclinicas e formas graves e tóxicas. Ao exame físico, pode-se observar hipertermia, desidratação, hipotensão, dor a palpação abdominal e ruidos hidroaereos exacerbados.
A frequência das infecções aumenta com a idade da criança. No Brasil, a prevalência dessa bacteria é de 8 a 10% em menores de 1 ano e de 15 a 18% em maiores de 2 anos. Os índices de prevalência nos adultos são semelhantes aos encontrados em crianças com mais de 2 anos.
TÉTANO
O que é Tétano?
O tétano é uma

Relacionados