057935531104

1334 palavras 6 páginas
CONTEXTO HISTORICO E CULTURAL
Sendo o país mais visitado do mundo, a França é objecto de todo um imaginário romântico em torno da sua tradição artística e intelectual, da riqueza do seu património arquitectónico e da diversidade das suas paisagens resplandecentes.
A França é um dos principais centros culturais, acolhendo artistas de todas as origens e com o maior número de pontos de interesse culturais do mundo. Berço das "Luzes", moldada pelas artes e pela filosofia, a República Francesa está na origem da difusão do modelo democrático a nível internacional. De Janeiro a Julho de 2008, a França presidiu à União Europeia.
A força da sua sedução também reside na diversidade das suas paisagens: montes e vales, planas e áridas. Reputada pela gastronomia, os produtos e os pratos franceses saberão despertar o seu apurado paladar.
...Cultura
- Artes : A França, país de belas artes, pode tirar partido de uma cena artística conhecida e reconhecida internacionalmente, graças nomeadamente aos grandes vultos da pintura, da literatura ou do cinema nacionais. A excepção cultural francesa é um "certificado de qualidade" que exalta a riqueza do seu património cultural.
- Literatura : o século XVI, marcado pelos princípios do Humanismo, revelou grandes autores como Rabelais, Montaigne, Rousseau, etc. O século XVII, com duas grandes correntes literárias (o Classicismo e o Barroco), conheceu autores de renome como Corneille, Molière ou ainda La Fontaine, etc. A seguir, veio o famoso século das luzes, o século XVIII, que assinala o triunfo da razão em detrimento das trevas, sob o impulso de Voltaire, Rousseau, Diderot e Montesquieu. Chega em seguida o século XIX, em suma, a idade de ouro do Romantismo, encabeçado por Chateaubriand e Victor Hugo. Por fim, o século XX viu nascer duas novas correntes literárias, o Surrealismo (André Breton, Robert Desnos, etc.) e o Existencialismo (Albert Camus e Jean-Paul Sartre).
- Música : tudo começou na Idade Média com o organum. Em

Relacionados