055574520418

854 palavras 4 páginas
Categorização dos gêneros musicais na Internet - Para uma etnografia virtual das práticas comunicacionais na plataforma social Last.FM

O Texto apresenta como funciona a folksonomia enquanto prática e método de categorização colaborativa a partir do uso de tags livremente escolhidas enquanto um processo comunicacional auxiliar à formação de gêneros e subgêneros musicais, proporcionado por plataformas sociais na Internet como no caso do Last.fm, objeto das reflexões aqui descritas. O estudo é um mapeamento dos perfis de consumo dos participantes a partir das práticas comunicacionais nas plataformas descritas, no caso específico deste trabalho o last.fm. é um relato empírico-descritivos dos contatos iniciais com os atores sociais do last.fm, as anotações vieram do diário de campo.

O método utilizado foi a Netnografia ou etnografia virtual, sendo que no artigo é destacado o entrée cultural, que seria a entrada no campo que se dá através da análise da construção dos perfis e dos usos de recursos disponíveis.
Social Tagging: permitem que os usuários compartilhem suas tags como recursos particulares.
Scrobbling:10 Plug-in de rastreamento dos softwares de leitura de arquivos de música (mp3,wav) que estão na máquina do usuário a partir dos programas de áudio como o Windows Mídia Player, o Winamp, iTunes, etc. De acordo com o FAQ11 do Last.fm.
Widgets: é um
“pedaço” portátil de código que pode ser instalado e executado dentro de qualquer página de web

Uma breve arqueologia do compartilhamento de perfis musicais no Last.fm

A pesquisadora criou um perfil com seus gostos musicais e estilos, efetuou o download do plugin que rastreia todas as músicas escutadas e depois disponibiliza as tags com outros usuários.

A partir dessa análise do artista/nome da música, o site indica uma gama de informações como o nome do álbum, data, fotos, releases e outros artistas similares

Descrição detalhada de como está visível graficamente os perfis.

"Os usuários

Relacionados