053583810671

607 palavras 3 páginas
ESTUDO DIRIGIDO
FOTOSSÍNTESE
FOTOSSÍNTESE
A fotossíntese é o principal processo autotrófico e é realizada pelos seres clorofilados. Nos eucariontes, a organela responsável por essa função é o cloroplasto. Os pigmentos fotossintéticos, representados principalmente pela clorofila, ficam imersos na membrana dos tilacoides, formando os chamados complexos-antena, que são responsáveis por captar a energia luminosa.

A equação geral da fotossíntese é:
6 CO2 + 6H2O --- C6H12O6 + 6 O2 Essa equação mostra que, na presença de luz e clorofila, o gás carbônico e a água são convertidos em glicose, com liberação de oxigênio. Este último fato é de grande importância para a vida em nosso planeta, pois, por meio da atividade fotossintética, são mantidas as condições adequadas de O2 para a sobrevivência dos seres vivos.

O oxigênio liberado na fotossíntese provém da molécula de água. Observe a figura:

1. Etapa fotoquímica
- ocorrem dois processos básicos:

fotólise da água e a fotofosforilação.

a) fotólise da água (foto = luz; lise = quebra), como o próprio nome diz, ocorre a quebra da molécula de água sob a ação da luz. Nesse processo, há liberação do oxigênio para a atmosfera e transferência dos átomos de hidrogênio para transportadores de hidrogênio.
Essa reação foi descrita por Hill, em 1937. Esse pesquisador, no entanto, não sabia qual era a substância receptora de hidrogênio. Hoje, sabe-se que é o NADP (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo + ácido fosfórico). É importante repetir que o oxigênio liberado pela fotossíntese provém da água e não do CO2, como se pensava anteriormente.

b) Fotofosforilação significa adição de fosfato (fosforilação) em presença de luz (foto).
A substância que sofre fosforilação na fotossíntese é o

Relacionados