051090940450

1415 palavras 6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

UBIRACI DA SILVA SILVEIRA

PROJETO APRENDENDO,PARTILLHANDO E CONSTRUINDO SONHOS

Alegrete
2014

PROJETO APRENDENDO,PARTILLHANDO E CONSTRUINDO SONHOS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Socialda UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de estágio obrigatório II.
Prof. Adarly Rosana Moreira Goes.

Alegrete
2014

1. Apresentação

Este projeto de ação é de responsabilidade do acadêmico Ubiraci da Silva Silveira, com exigência do estágio curricular obrigatório II, do curso de serviço social da UNOPAR (Universidade norte do Paraná).

O Brasil possui elevado índice de concentraçãode renda e riqueza em um pequeno percentual de pessoas, grande parte das famílias brasileiras vive em situação de pobreza.

No município de Alegrete, a Secretaria de Assistência Social foi criada em outubro de 1998, por meio da LEI Nº 2.847/98, de 17 de outubro de 1998, onde, no mesmo ato, integrou-se a estrutura administrativa do município de Alegrete.

O objetivo desta instituição é de executar as políticas públicas vigentes no país e desenvolver projetos na área. Os programas de atendimento do município junto ao CRAS são: PAIF- Programa de Atenção Integrada á Família e PBF – Programa Bolsa Família. O programa SUAS – Sistema Único da Assistência Social é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistênciais. A assistência acompanha e trabalha com vários programas do governo e um deles é o Programa Bolsa Família que tem como principal objetivo auxiliar as famílias a superar as dificuldades enfrentadas.

O PBF (programa bolsa família) é norteado por três eixos: transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. As ações dos programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Relacionados