050285831112

1523 palavras 7 páginas
O NEOLOGISMO NO JORNAL IMPRESSO: INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO LINGUÍSTICA

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar a criação neológica de algumas palavras no jornal, tomando como referencia que o neologismo implica em mudança não apenas na grafia mais principalmente de significado. Neste sentido, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, buscando apoio nas contribuições de Alves (2002), entre outros, para compreendermos que o neologismo desempenha um papel importante na língua e aparece com freqüência nos jornais impressos. Assim, definimos como corpus de pesquisa o Jornal Meio Norte de Teresina-PI com ênfase no enfoque qualitativo. Os resultados apontaram que os jornais impresso revelam o seu escritor que nada mais é do que um possuidor da língua que exerce, reinventa, cria novos léxicos conforme o contexto.
Palavra-Chave: Morfologia. Neologismo. Léxico.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema: O neologismo no jornal impresso: informação e inovação lingüística destacando o papel social do jornal como instrumento capaz de informar e contribuir de forma epistemológica a competência linguística de uma língua. Nesse ínterim, objetivo deste é analisar a criação neologica de algumas palavras no jornal.
É sabido que todas as línguas se renovam, enquanto algumas palavras deixam de ser utilizadas e tornam-se arcaicas, em desuso e outras surgem no cenário lexical. Diante disso, os textos jornalísticos são uma ferramenta de grande expressão de criação lexical, nele os vocábulos se revestem em novos significados e sentidos dentro de um contexto.
Trabalhamos com corpus jornalístico pesquisado nos meses de março/2005 a julho/2006, no jornal Meio Norte e utilizamos as contribuições à luz dos autores que embasaram a pesquisa como Alves (2002), O trabalho será dividido em duas partes: na primeira, apresentaremos a revisão bibliográfica da teoria necessária ao estudo; na segunda, procederemos à análise dos termos selecionados.
2. NEOLOGISMO O QUE É?
As

Relacionados