043195291260

1437 palavras 6 páginas
E.E.E.F.M.MONSENHOR MANUEL VIEIRA

BIOTECNOLOGIA – ENGENHARIA GENÉTICA

PATOS – PB 2013.2

SUMÁRIO

Biotecnologia – engenharia genética
Técnica do DNA recombinante;
Teste do DNA;
Clonagem;
Transgênicos
Melhoramento genético
Projeto genoma humano

PATOS – PB
2013.2
INTRODUÇÃO
Biotecnologia – Engenharia Genética
A biotecnologia tende a apresentar-se como a nova “matriz operacional” da economia do século XXI, tornando, via de consequência, o momento propício para a ascensão das ciências biológicas, bem como a clonagem e alimentos transgênicos.
Portanto, podemos designar a biotecnologia como: “técnica empregada por cientistas, biólogos e engenheiros na realização de pesquisas em organismos vivos existentes no meio ambiente para melhoria das plantas e dos animais, tornando-os mais resistentes aos herbicidas, no primeiro caso, e mais produtivos, no segundo, beneficiando os setores da pecuária, agricultura, indústrias químicas e farmacêuticas etc.”

TÉCNINA DO DNA RECOMBINANTE
A técnica do DNA recombinante permite produzir moléculas de DNA a partir da combinação de genes com proveniências diferentes. É possível produzir um gene humano em bactérias, para que estas produzam, em larga escala, uma proteína humana.
Esta técnica permite obter entre outros, OGM (organismos geneticamente modificados), sendo muito utilizada na engenharia genética.

- Obtenção de grandes quantidades de proteínas raras;
Devemos introduzi-lo no material genético (no DNA) de um hospedeiro para que ocorra a transcrição do gene, em mRNA, e a tradução em proteína.
O hospedeiro é um organismo que se multiplica (se reproduz) rapidamente, como por exemplo, as bactérias. Quando as bactérias se reproduzem por bipartição elas transmitem ao seus “filhos” o seu material genético, portanto se neste material conter o fragmento de DNA de estudo, em pouco tempo

Relacionados