04 Capitulo IV Ventos E Ascend Ncias

2965 palavras 12 páginas
CAPÍTULO IV
VENTOS E ASCENDÊNCIAS
A Terra é envolvida por uma massa gasosa – a atmosfera terrestre –, que se encontra permanentemente em movimento. É aproveitando criteriosamente os movimentos do ar, de desenvolvimento horizontal ou vertical, que se consegue obter dos aeromodelos voos de duração bastante elevada.
Sabe-se que um modelo executa o voo planado, no ar calmo, descendo sempre. No entanto, ele subirá se voar no seio de uma massa de ar ascendente, de velocidade superior à sua velocidade de descida. Nestas circunstâncias, diz-se que ele está a realizar voo à vela.
Vejamos um exemplo simples:
Coloquemos um escadote dentro de um ascensor e desçamos o escadote, enquanto o ascensor sobe. Que se pode verificar?
Se descermos lentamente o escadote, verificamos que, apesar de nos deslocarmos para baixo, conseguimos efectivamente subir, a uma velocidade que será a diferença entre as velocidades ascensional do elevador e a da nossa descida no escadote.
Assim também, se lançarmos um planador numa encosta em que o vento sopra com uma certa intensidade, ou no seio de uma massa de ar quente que se eleva, verificamos que ele sobe, apesar de sabermos que, para realizar o voo planado, o modelo tem de perder permanentemente altura. Vejamos, pois, como se formam essas correntes de ar ascendentes e como elas também podem ser aproveitadas para uma maior duração do voo.
VENTOS
Sabe-se da Meteorologia que, nas zonas em que o ar atmosférico aumenta de temperatura, se originam as chamadas baixas pressões. Ao contrário, onde a temperatura desce, criam-se as altas pressões.
A atmosfera, como todos os gases, é formada por moléculas, que não se encontram em repouso, antes pelo contrário, se propagam em todas as direcções, chocando-se e ressaltando entre si, em movimentos contínuos e desordenados.
Se um gás for aquecido, a velocidade média das moléculas aumenta e, consequentemente, a pressão no seu seio torna-se mais elevada.
Assim, quando em determinada zona da Terra a atmosfera aquece,

Relacionados