035176541473

1143 palavras 5 páginas
Desenvolvimento
*VARIAÇÃO DA PRESSÃO COM A PROFUNDIDADE

A pressão no interior de um líquido varia com a profundidade de acordo com a seguinte equação: p = p0 + ρ g h
Onde p é a pressão observada à profundidade h, medida a partir da superfície do líquido, p0 é a pressão reinante acima da superfície do líquido, ρ é a densidade do líquido e g é a aceleração local da gravidade. Existem muitos experimentos que podem demonstrar a dependência da pressão de um líquido com a profundidade.

A intensidade dos jactos de água varia com a profundidade. Esta experiência lembra um dos problemas dos mergulhadores. Um mergulhador que desça até uma profundidade apreciável, quando vem à superfície, tem de ir para uma câmara de despressurização. Se não o fizer se sujeita a morrer porque o corpo humano não aguenta variações de pressão tão elevadas.
Quando mergulhamos debaixo de água, a pressão aumenta com a profundidade, à medida que aumenta o peso de água que empurra o nosso corpo.
Este principio, da pressão hidrostática, é demonstrado pela equação seguinte:

Onde P0 é a pressão atmosférica, a densidade da água, g a gravidade, h a profundidade e P a pressão sentida a essa profundidade.
A variação da pressão hidrostática com a profundidade é demonstrada pela experiência realizada. Os buracos mais baixos dão um jacto de água mais forte do que os de cima. À medida que o nível de líquido vai baixando, a intensidade de todos os jactos vai baixando. Esta profundidade experiência serve como prova de que a pressão num líquido aumenta com a.

*CALCULO DA PRESSÃO NO INTERIOR DE UM FLUDO

Cubo em equilíbrio no interior de um fluido em repouso
Neste artigo iremos examinar como podemos calcular a pressão interna em um fluido. Lembrando que um fluido é um conjunto de substâncias nas quais as forças de coesão interna entre seus constituintes são bastante pequenas.
Vamos supor que temos um fluido em equilíbrio. Nesse caso, para um fluido em equilíbrio, a soma

Relacionados