032339890957

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Memorial Descritivo | |

José Maria Coelho Bassalo
A distribuição desigual de renda, característica de países do terceiro mundo como o Brasil, provoca desequilíbrios de natureza diversa, entre os quais o déficit habitacional, quantitativo e qualitativo, destaca-se como uma das mais sérias dificuldades enfrentadas pela população. Estima-se um débito superior a 10 milhões de unidades, o quesignifica, aproximadamente, 50 milhões de pessoas morando em condições abaixo de qualquer padrão mínimo de habitabilidade. Esse problema, como se sabe, contribui para a consolidação de variados processos de exclusão social que, a cada dia, atingem um número maior de brasileiros. 
Infelizmente, em nosso país, a questão da moradia não tem recebido as devidas atenções oficiais, pois a evolução dosnúmeros acima citados denota um agravamento progressivo do quadro habitacional. As políticas de habitação, ao que se constata, não são prioridades do poder público, apresentando, assim, caráter essencialmente episódico. 
Nas últimas décadas, a maioria das circunstanciais propostas governamentais para a redução do déficit habitacional, voltou-se para o seu lado quantitativo, buscando maximizar o númerode unidades construídas. Entretanto, muitas vezes, no afã de produzir numéricas alterações estatísticas, as ações públicas têm agravado o aspecto qualitativo do problema. Gigantescos conjuntos habitacionais, concebidos por esse tipo de política, raramente proporcionam boa qualidade de vida aos seus moradores, comprometendo, por exemplo, a salubridade social, dificultando, entre outras coisas, asrelações humanas circunscritas a esses complexos. Além do mais, a desmedida escala de tais conjuntos obriga suas implantações nas periferias das cidades, os únicos locais a disporem de glebas com extensões suficientes para abrigarem aquelas estruturas, entretanto em pontos de baixa acessibilidade.
Como se observa, esses tipos de ação, embora diminuam a conta das lacunas habitacionais, poucocontribuem para o progresso social da população como um todo, pois a eventual inconveniência espacial colabora, também, para o desenvolvimento de outros problemas, os quais fogem ao escopo dessas reflexões.
Nos últimos anos, o conceito que determina as atuações oficiais no setor em questão vem adquirindo nova feição, a nosso ver mais correta, pois buscam a redução não apenas quantitativa, mas, também,qualitativa do déficit habitacional. Recentemente, as moradias construídas pelo poder público, traduzem, por meio de suas características físicas e locacionais, preocupações com o conforto físico e social de seus residentes. O Conjunto Residencial Jardim Jaçanã, aqui apresentado, é produto de um programa governamental habitacional, concebido para colocar ao alcance de um grande segmento dapopulação, a morada em condições dignas de habitabilidade.
O Conjunto Residencial Jardim Jaçanã está inserido em uma área de uso predominantemente habitacional, na qual as edificações existentes, apresentam, em sua grande maioria, gabaritos abaixo de 6 metros. Sua forma é concebida para integrar-se, visualmente, à paisagem existente, buscando, ratifique-se, o equilíbrio entre o bem estar físico e socialde seus moradores.
O partido urbano proposto utiliza o mais natural e elementar princípio das aglomerações habitacionais: "Frente com frente, fundo com fundo". A história das cidades têm mostrado que a convergência de edificações em torno de áreas livres comuns, além de valorizá-las espacialmente, as confere, de forma natural, destinações específicas, garantindo seu uso, e, em conseqüência, suavida. Portanto, as ruas e a praça do conjunto não surgiram, exclusivamente, como espaços residuais, não edificados. A conformação desses elementos não obedeceu, apenas, a implantação dos blocos, mas determinou, também, suas localizações. As áreas livres, aqui, foram intencionalmente desenhadas pela volumetria dos edifícios, de forma que suas características físicas contribuam para a vida...
tracking img