03169098748

4414 palavras 18 páginas
Vivemos em um mundo que as crianças precisa respeitar as diferenças.

PROJETO LITERÁRIO

NEM BELO, NEM FEIO, APENAS DIFERENTE

CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

Título – Nem belo, nem feio, apenas diferente

Aqueles que são diferentes de mim não me prejudicam; muito pelo contrário, eles me enriquecem. Nossa unidade se fundamenta em algo mais elevado que nós mesmos — no ser humano... (Antoine de Saint-Exupéry)

JUSTIFICATIVA

A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz, se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos de inclusão social devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Considerando a importância da temática a ser desenvolvida no decorrer desse projeto e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda a situação de crianças que sofrem discriminação por serem diferentes de alguma forma. Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Inclusão é o ato ou efeito de incluir. A inclusão é um processo que acontece gradualmente, com avanços e retrocessos, isto porque os seres humanos são de natureza complexa e com heranças antigas, têm preconceitos e diversas maneiras de entender o mundo.
“Uma escola para todos e para cada um” é um grande objetivo a cumprir para a inclusão. Uma escola que acolhe as diferenças, que colabora, que convive será um bom princípio para combater a exclusão social. Dividir a escola em termos de alunos “normais” e alunos “diferentes” não é certamente um princípio inclusivo e o objetivo pretendido. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade

Relacionados