030932222208

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA/CEST
CURSO: Licenciatura em Matemática
DISCIPLINA: Filosofia da Ciência
ACADÊMICO: Iziomar Marinho Leocádio
FICHA 04

Fichamento de Leitura

FundamentosEpistemológicos do cientificismo. In. JAPIASSÚ, Hilton Ferreira. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago 1975, p.71-96.
O cientificismo começou a ser elaborado no século XVIII.Desde que surgiu, o cientificismo sempre foi uma atitude intelectual bastante difundida. Quem estabeleceu as primeiras bases ou os primeiros fundamentos epistemológicos para a teoria Cientificista doconhecimento foi Kant. Japiassú em seu texto diz:
Por “fundamentos epistemológicos do cientificismo”, entendemos, numa primeira aproximação, esse “fundo de saber” (“solo” ou “horizonte” epistemológicos)sobre a qual se construiu historicamente a concepção segundo a qual a ciência passa a desempenhar o papel da “fórmula laplaceana”, no domínio do conhecimento, das esperanças humanas. [...] Todas asverdades humanas, por terem significação cognitiva, deverão submeter-se aos critérios de uma verificação experimental. [...] A experiência humana em geral deixa se confundir com a experiênciacientificista em particular. (Isto na visão cientificista.) (JAPIASSÚ 1975 p.73)
No que diz respeito à aplicação de tudo, ele diz: “[...] Nenhum discurso científico pode pretender cobrir a totalidade daquiloque é. Cada um dos discursos mais completa horizonte comum aos discursos parciais, que seria o conjunto da realidade humana”. (JAPIASSÚ 1975 p.74)
Com tais questionamentos, estamos assistindo hoje àemergência e ao terrorismo intelectual daquilo que podemos chamar de o segundo cientificismo mais poderoso e autoritário. Segundo cientificismo que faremos nossas críticas finais.
[...] Mas é apenasa partir de Comte e, de certa forma, de Marx (de modo diferente), que os aparelhos filosóficos dos dois filósofos do fim da era clássica serão abandonados. [...] Ao mesmo tempo, essa filosofia passa...
tracking img