03 O BEHAVEORISMO

5174 palavras 21 páginas
CAPÍTULO 3
O BEHAVEORISMO

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO
O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913, que apresentava o título “Psicologia: como OS behavioristas a vêem”. O termo inglês behavior significa “comportamento”; por isso, para denominar essa tendên cia teórica, usamos Behaviorismo — e, também, Comportamenta lismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Compor tamento, Análise do Comportamento.
Watson, postulando o comportamento como objeto da Psico logia, dava a esta ciência a consistência que OS psicólogos da época vinham buscando — um objeto observável, mensurável, cujos expe rirnentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e su jeitos. Essas características foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tra(liçao filosófica. Watson também defendia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia, isto é, o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. Certos estí mulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocor re porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos. Watson buscava a construção de uma Psicologia sem alma e sem mente, li vre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar.
Apesar de colocar o “comportamento” como objeto da Psico logia. o Behaviorismo foi, desde Watson, modificando o sentido desse termo. Hoje, não se entende comportamento como uma
1. Os autores agradecem à Prof Dr Maria Amália Andery, do Laboratório de Psicologia Expe rimental da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, a contribuição na revisão deste capítulo. o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
PSICOLOGIAS
ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre

Relacionados