025848010213

3662 palavras 15 páginas
Introdução O escopo deste trabalho é mostrar um “estudo de caso” em relação à empresa Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda., a fim de demonstrar como o Planejamento Estratégico adotado pela organização cria uma diferenciação perante a concorrência, e como são articuladas a razão de ser e com a sua visão de futuro, bem como as Estratégias Genéricas utilizadas, analisando as Forças Competitivas, o Ambiente Externo e Interno.

1 – No site da empresa consta a Missão, Visão e Valores da empresa.
a) Verifique primeiramente se as duas descrições (da Missão e da visão da Natura) preenchem os requisitos recomendados para redação desses textos.
Justifique.

Missão A missão de uma organização representa a razão de sua existência, devendo assim abranger o seu propósito básico, seus valores que pretende agregar a elementos que com ele interagem.
Definir a missão significa “estabelecer a razão de existência da organização, qual seu negócio e de que forma atua nesse negócio”, determinando com precisão em qual segmento irá atuar. As empresas necessitam cada vez mais conhecer não somente o mercado, mas a si mesmas, na busca pela qualidade e o aumento da exigência dos consumidores, neste contexto. Essa missão da empresa não somente indica seus objetivos e propósitos concretos futuros e em andamento, como descreve seu estado atual, seu ramo, atividade, produtos e serviços, sua abrangência, seu mercado e seu público, trata-se de uma forma sólida de declarar as práticas que são subjetivamente abordadas na visão da empresa. Valadares (2002) define a missão como sendo a razão de ser de uma empresa, devendo ser posta em termos claros, objetivos e entendíveis por todos da organização, devendo refletir, fundamentalmente, uma filosofia de trabalho, sem qualquer preocupação com afirmações quantitativas. A Natura tem como missão a seguinte filosofia: “Nossa razão de ser é criar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem”. Bem-Estar é a relação

Relacionados