023340581449

1088 palavras 5 páginas
RESPOSTA RÁPIDA:
- A lâmpada fluorescente tem vida útil maior que a incandescente;
- A lâmpada fluorescente é comercializada por um preço mais elevado que a incandescente;
- A lâmpada fluorescente consome menos energia elétrica que a incandescente;
- A lâmpada incandescente esquenta muito mais que a fluorescente.
RESPOSTA COMPLETA
A diferença básica entre a lâmpada incandescente e a lâmpada fluorescente está relacionada com o mecanismo que cada uma apresenta para a emissão de luz.
A primeira (incandescente) emite luz quando uma corrente elétrica passa pelo filamento de tungstênio, aquele fiozinho que fica no meio da lâmpada, aquecendo os átomos que o compõem e gerando luminosidade. Já no segundo tipo de lâmpada (fluorescente), a luz é emitida por um gás. A maior parte da energia fornecida na lâmpada fluorescente é transformada em luz, e, por esse motivo, ela tem um rendimento muito maior que a lâmpada incandescente, que produz muito mais calor, esquentando mais, consequentemente.
A durabilidade de uma lâmpada incandescente é muito inferior à de uma fluorescente, pois o filamento de tungstênio vai se estragando com o uso da lâmpada. A vida útil de uma lâmpada incandescente tem o limite médio de 1.000 horas, enquanto a de uma lâmpada fluorescente pode chegar a 8.000 horas.
Uma das evidências de que as lâmpadas fluorescentes são mais econômicas é o fato de elas conseguirem atingir a mesma luminosidade que as incandescentes, tendo potência (em WATTS) muito menor que estas. Por exemplo: É possível substituir uma lâmpada incandescente de 60 W por uma fluorescente de 15 W sem prejuízo de luminosidade.
Apesar dessas vantagens econômicas das lâmpadas fluorescentes, elas são vendidas por um preço muito mais elevado que as incandescentes. Entretanto, o investimento pode ser compensador, tendo-se em vista as posteriores reduções no consumo mensal de energia elétrica.

Lâmpada Incandescente e Lâmpada Fluorescente compacta

INDO ALÉM
Existem diferentes tipos de

Relacionados