022052942011

896 palavras 4 páginas
Questionário

1)Por que não se deve usar água para apagar um incêndio em óleo??
Resposta: Não se deve nunca tentar apagar o fogo usando água, pois isso pode ter consequências catastróficas: a água provoca uma reação de combustão que faz com que o fogo se alastre ainda mais, isso ocorre por dois motivos baseados nos seguintes conceitos estudados em Química:a densidade e o ponto de ebulição da água e do óleo. O óleo é menos denso que a água, portanto, ele flutua sobre a água. Já o ponto de ebulição da água é igual a 100ºC ao nível do mar, e se o óleo estiver pegando fogo, significa que ele estará a uma temperatura superior a essa.
Assim, juntando essas duas informações, temos que ao jogar a água, por ser mais densa, ela “tentaria” afundar, passando pelo óleo que está muito quente. Como a temperatura está acima de seu ponto de ebulição, imediatamente a água passaria do estado líquido para o gasoso, formando bolhas de vapor que subiriam rapidamente através da gordura quente e saltariam de forma extremamente violenta para o ar. Essas bolhas levariam consigo gotículas de óleo que poderiam queimar a pele se caíssem sobre ela.

2)Qual seria o procedimento correto??
Resposta: O procedimento correto é usar um conhecimento aplicado em química,que é o da combustão. Para que a combustão ocorra é necessário o oxigênio do ar. Assim, o correto é não tocar na frigideira ou qualquer outro recipiente em chamas, desliga o fogo e coloca um pano úmido por cima do recipiente para impedir que o oxigênio alcance as chamas e, consequentemente, ela se apagará.

3)Qual o procedimento adotado em caso de contaminação cm metais como chumbo,cobre e mercúrio??

Chumbo: O tratamento desta intoxicação não exigente de pronta ação, como no caso dos cianetos, deve ser feito pela assistência médica. É contra indicada a ingestão de leite.
Cobre: Geralmente provocam a própria eliminação, assim como o sulfato de cobre (CuSO4),altamente irritante para a mucosa gástrica, desencadeia o vômito

Relacionados